Dia do Encontro promove tarde lúdica pra quem busca formar uma família

Você está visualizando atualmente Dia do Encontro promove tarde lúdica pra quem busca formar uma família
Evento reuniu crianças e pretendentes para fomentar a adoção tardia. Foto: Juliano Verardi/TJRS
Compartilhe

Eles entraram mesmo na brincadeira. Dançaram, correram, disputaram corrida do saco e cabo de guerra, mas tudo isso sob olhares atentos e emocionados. Todos sabiam que ali podia surgir uma nova família. Pretendentes habilitados à adoção e crianças e adolescentes em busca de um lar participaram, no dia 9 de julho, da 4ª edição do Dia do Encontro.

A iniciativa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) reuniu em Porto Alegre 62 pretendentes e 87 crianças e adolescentes vindos de instituições de acolhimento e famílias acolhedoras de 11 comarcas do estado. Eles foram selecionados por não estarem no perfil mais desejado por pretendentes, que em sua maioria buscam recém-nascidos e crianças pequenas. Os participantes do evento são, em sua maioria, pessoas com problemas de saúde, adolescentes ou ainda grupos de irmãos.

Sete palhaços voluntários ajudaram a realizar o encontro tão esperado. Integrantes do grupo “Viver de Rir”, conseguiram arrancar risadas dos participantes o que ajudou muito na interação entre eles. Essa foi a primeira vez que o casal Verônica França, 40 anos, e Carlos de Moura, 41, participaram do Dia do Encontro. Juntos há 14 anos, eles sonham com um filho ou uma filha para completar a felicidade do lar.

Desde 2017, quando iniciaram o processo de adoção, o perfil escolhido é criança de até seis anos de idade. Mas já no dia da reunião preparatória para o evento começaram a pensar em outras possibilidades. “Estamos analisando em expandir o perfil. Ver o sorriso das crianças é tão gratificante”, contou Verônica, analista de recursos humanos.

Juntos

A pulseira amarela indicava que a adoção precisava ser maior, envolvendo não uma pessoa, mas um grupo de irmãos e irmãs. De pulseira amarela no pulso, Maria, de 11 anos, estava ansiosa. “Quero uma vida nova”. “Espero que a gente não se separe”, diz a menina que estava acompanhada de uma escadinha de irmãos: uma menina de 2 anos e dois meninos, um de 5 e outro de 7.

O corregedor-geral do TJRS, desembargador Giovanni Conti, destacou o desafio que é buscar um lar para essas crianças. “Estamos muito felizes em realizar o evento, muito importante para a Corregedoria e especialmente para a sociedade. A adoção tardia é um desafio e nos unir em torno desse movimento é de extrema importância.”

Para o coordenador da Infância e Juventude do TJRS, juiz-corregedor Luís Antônio de Abreu Johnson, o sol presente na tarde do encontro não poderia ser melhor para um momento especial. “O sol apareceu, o inverno deu uma pausa para um dia tão especial. Aproximamos pessoas, afetos e unimos corações. Estamos assegurando a essas crianças e adolescentes o direito fundamental ao convívio familiar e comunitário.”

Premiações

Criado em 2018, o Dia do Encontro foi vencedor do Premio Innovare 2020. Neste ano, a homenagem veio do Senado Federal com o prêmio “Adoção Tardia – Gesto Redobrado de Cidadania”. O evento recebeu a homenagem juntamente com outros dois projetos: “Busca-Se(R)” e “Aplicativo Adoção”. Juntos, os três já contribuíram para a realização de mais de cem adoções.

Fonte: TJRS

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais