Na última terça-feira (7/10), no Fórum de Santa Maria, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) promoveu a 3ª e última edição do ano de 2025 do Dia da Inclusão Digital. O objetivo do projeto é capacitar a população para o uso autônomo dos serviços digitais oferecidos pelo Tribunal.
A ação em Santa Maria (DF) orientou cerca de 90 jurisdicionados que comparecerem ao fórum para aprender sobre o uso correto e simplificado de ferramentas digitais. A ideia é dar maior independência aos usuários no acesso à Justiça.
Durante o evento, o público recebeu informações sobre como ter acesso ao PJe, consultar o andamento processual, usar o Balcão Virtual, participar de audiências virtuais, entre outras facilidades digitais já oferecidas pelo TJDFT. O serviço mais buscado foi aprender a acessar a consulta processual, seguido do cadastro de log-in.
O jovem Samuel, de 18 anos, relatou ter tido uma experiência muito positiva ao aprender a utilizar os serviços no Dia da Inclusão Digital. “Fui super bem atendido. O Jonas me ajudou bastante e tirei todas as minhas dúvidas. Foi incrível, me senti muito bem atendido por todos os servidores”, afirmou.
Para o coordenador de distribuição e assessoramento técnico, Gutemberg Mangueira, a importância do projeto de inclusão digital consiste em tornar o Poder Judiciário acessível a todos, por meio dos canais remotos.
O evento contou com a participação da Ouvidoria do TJDFT e da diretoria do fórum de Santa Maria. Novas edições vão acontecer em 2026. A intenção é expandir a iniciativa gradativamente até contemplar todos os fóruns do TJDFT.
