Delegação de Angola vem ao Brasil para diálogo judicial entre os dois países

Você está visualizando atualmente Delegação de Angola vem ao Brasil para diálogo judicial entre os dois países
Foto: Sérgio Lima/Poder360

Com o objetivo de fortalecer o intercâmbio judicial e a cooperação entre os dois países, representantes do Tribunal Supremo e dos Tribunais das Relações de Angola estarão em missão oficial no Brasil a partir desta quarta-feira (13). Os magistrados angolanos, que permanecem no país até o dia 19, participarão do  Diálogo Judicial entre Brasil e Angola, com atividades no Rio de Janeiro e em Brasília.

Realizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o evento é resultado das ações desenvolvidas entre os dias 26 e 30 de janeiro deste ano em Angola.

Em missão oficial ao país africano, o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, e o diretor-geral da Enfam, ministro Benedito Gonçalves, buscaram ampliar projetos bilaterais de capacitação e fortalecer o diálogo entre as magistraturas angolana e brasileira.

A agenda marcou a primeira vez que um presidente do STJ e um diretor-geral da Enfam visitaram o Judiciário angolano.

Leia também: Presidente do STJ participa de visita inédita a Angola para fortalecer cooperação judicial

Dividido em duas etapas, o encontro terá uma programação inicial no Rio de Janeiro, a ser aberta pelos ministros Herman Benjamin e Benedito Gonçalves. As atividades, distribuídas entre a Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) e o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), incluem debates sobre os desafios da Justiça em países de herança colonial e a responsabilização penal de organizações criminosas.

Além disso, haverá uma visita à região da Pequena África, onde se situam a Pedra do Sal, o Cais do Valongo e o Cemitério dos Pretos Novos, marcos geográficos do Rio de Janeiro que conectam a história do Brasil e do continente africano.

Na etapa de Brasília, a delegação vai participar do 2º Congresso STJ da Segunda Instância Federal e Estadual, nos dias 18 e 19. O grupo também terá painéis com ministros e outros magistrados sobre temas como o papel do STJ no Poder Judiciário brasileiro, a atuação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc/STJ), o uso de novas tecnologias na Justiça e a função da governança judiciária na proteção de crianças e adolescentes.

Estão agendadas, ainda, visitas às sedes da Enfam e do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Confira a programação completa do evento.

Texto: Ascom/STJ