De acordo com o relatório de atividades realizadas pela Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT) em 2009, divulgado pela Corregedoria-Geral da instituição, o número de atividades judiciais e extrajudiciais ultrapassou a marca de meio milhão. A maior parte dos trabalhos foi realizada no segundo semestre do ano, em que o número total saltou de 191.794 nos primeiros seis meses, para 526.532.
As atividades mais realizadas são manifestações processuais, seguidas de atendimento ao público, 231.933 e 116.145, respectivamente. Na Defesa em Plenário do Júri foram registradas 459 atuações.
Visitas a presos foram 13.535, e o número de pedidos de benefícios em fase de execução penal ficou perto, com 11.590 solicitações. As ações ajuizadas, ou seja, que não tiveram desfecho extrajudicial e foram levadas oficialmente ao Poder Judiciário foram 23.137. As contestações cíveis foram 11.472.
De janeiro a dezembro, os membros da Defensoria Pública, entre defensores ou procuradores, encaminham relatórios mensais individuais à Corregedoria-Geral, a fim de que os dados possibilitem o acompanhamento das atividades bem como proporcionem uma noção da amplitude do trabalho realizado.
O Corregedor-Geral, André Luiz Prieto, destacou que o elevado número de atividades realizadas no ano que passou demonstra o alto grau de compromisso social que os membros da Instituição possuem.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública do MT