Cursos gratuitos ampliam conhecimentos no atendimento ao público

Você está visualizando atualmente Cursos gratuitos ampliam conhecimentos no atendimento ao público
Foto: Arquivo/CNJ
Compartilhe

Seis cursos com a temática Ouvidoria estão com inscrições abertas. As capacitações são oferecidas pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (Ceajud) na modalidade on-line e sem custo.

Com 10 horas-aula estruturadas em cinco tópicos, o curso “Reflexões sobre a Lei Geral de Proteção de Dados” debate questões atuais e os principais desafios sobre a legislação que dá nome ao curso. O conteúdo apresenta alguns conceitos, os princípios fundamentais e a função da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), além de promover reflexão sobre a relevância e amplitude do significado do tratamento de dados na sociedade contemporânea.

A Lei de Acesso à Informação (LAI) foi implantada pela Lei n. 12.527/2011. As questões atuais referentes a essa legislação e os seus desafios são tema da capacitação que também trata de transparência pública. O objetivo é promover reflexão sobre a relevância do tema para a construção do estado democrático de direito. O conteúdo soma 10 horas-aula organizados em quatro módulos.

Os fundamentos da ouvidoria, especialmente do Poder Judiciário, com a abordagem dos aspectos básicos relacionados à sua gestão e ao desenvolvimento de suas atividades, são enfocados no curso “Ouvidorias judiciais – fundamentos e funcionamento na prática”, de 20 horas-aula. O conteúdo está organizado em três módulos que contemplam temas como o atendimento ao cidadão e a utilização de ferramentas gerenciais e tecnológicas.

Leia mais: Ciclo de capacitações do CNJ oferece 35 cursos para a sociedade neste semestre

Informações ao cidadão

Servidores e colaboradores do Poder Judiciário que cursarem com aprovação o curso “Participação e controle social na administração” ficam aptos a atuarem em ouvidorias ou em áreas afins, desenvolvendo atividades relacionadas à fiscalização, ao monitoramento e à avaliação das ações governamentais. Os inscritos nessa oferta educacional aprofundam os conhecimentos apresentados em quatro unidades com total de 20 horas-aula.

O curso “Acesso à informação e ouvidorias do Poder Judiciário”, com 20 horas-aula, traz as bases normativas, conceituais e operacionais que podem ser utilizadas pelos serviços de informações ao cidadão. Esses serviços foram disciplinados pela LAI, que oferece subsídios para a prestação eficiente dos serviços relacionados à área. O conteúdo programático dessa oferta educacional está organizado em três módulos.

A realidade cotidiana do atendimento de pessoas em sofrimento mental é assunto na capacitação que também aborda a integração à certificação em ouvidoria no âmbito do Poder Judiciário brasileiro. A capacitação “Atendimento em ouvidorias: acolhimento, sofrimento mental e intervenções possíveis” reúne o conteúdo programático em três módulos com total de 10 horas-aula.

Além dessas capacitações, o Ceajud conta com mais de 30 oportunidades para ampliação de conhecimentos. Para ter acesso a todas informações clique aqui e faça seu cadastro.

Texto: Margareth Lourenço
Edição: Karina Berardo
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade