Curso prepara ouvidorias para atender pessoas com sofrimento mental

Você está visualizando atualmente Curso prepara ouvidorias para atender pessoas com sofrimento mental
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) oferece, a partir desta terça-feira (12/7), o curso “Atendimento em Ouvidorias: acolhimento, sofrimento mental e intervenções possíveis”. Voltada a profissionais que atuam nesse segmento do Judiciário e que atendem ao público, a formação é realizada na modalidade autoinstrucional e à distância, com emissão de certificado ao final.

O curso foi elaborado a partir do levantamento realizado com as Ouvidorias Judiciais, em parceria com a Ouvidoria do STJ e com a participação dos Colégios de Ouvidores da Justiça em seus diversos ramos. Nele, foi identificada a necessidade de capacitação para o atendimento de pessoas em situação de sofrimento mental que acionam esses canais de comunicação. Conforme especialistas da área, o sofrimento mental está relacionado a diferentes tipos de transtornos ou doenças como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, tristeza ou angústia profundas, nervosismo, entre outros.

Com carga horária de 10 h/aula, a capacitação auxilia profissionais das ouvidorias a prestarem atendimento acolhedor e com escuta qualificada em relação a essas demandas específicas. São três módulos: função das ouvidoras e a relação com o público atendido; acolhimento no atendimento humanizado e singularizado/saúde mental e inclusão social; e casos sensíveis/complexos, escuta qualificada, identificação de demandas, trabalho coletivo e atuação em rede.

O conteúdo foi elaborado pela supervisora do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas do CNJ, Melina Machado Miranda, e pelo chefe de gabinete da Ouvidoria do CNJ, Ronaldo Pedron.

Acesse o curso no Portal de Educação à Distância do CNJ e se inscreva

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas