Curso de Python para Análise de Dados é lançado no Portal de Ensino à Distância

Você está visualizando atualmente Curso de Python para Análise de Dados é lançado no Portal de Ensino à Distância
Compartilhe

Profissionais do Poder Judiciário já podem se inscrever para participar do curso de Python para Análise de Dados no Portal de Ensino à Distância do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ofertado no formato autoinstrucional, as inscrições devem ser feitas no próprio portal.

Adaptada ao modo assíncrono e sem tutoria, a formação habilita alunos e alunas a utilizarem a linguagem Python na análise de dados, realizando tratamento, manipulação e organização de dados com estatística descritiva e construção de gráficos. Conhecimentos prévios em informática intermediária e estatística básica contribuem para o melhor aproveitamento.

O curso está dividido em 10 módulos, com carga horária total de 40 horas. O programa inclui conteúdos como Introdução à Linguagem Python, Entrada e Saída de Dados, Estrutura de Dados, Manipulação de Strings Bibliotecas/Módulos e suas Funções, Numpy, Pandas e Visualização de Dados.

As aulas são ministradas pelos professores André Grégio e Paulo Almeida, do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em cada módulo, são disponibilizados materiais de preparação, videoaulas, leituras complementares, exercícios e atividades de avaliação.

Justiça 4.0

A iniciativa integra as ações de aperfeiçoamento funcional que estão sendo desenvolvidas pelo Programa Justiça 4.0. O curso de Python integrou o primeiro módulo das formações em Ciência de Dados Aplicada ao Poder Judiciário, realizadas no primeiro semestre deste ano. A iniciativa foi desenvolvida pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Departamento de Estatística da UFPR.

Os cursos de Ciência de Dados Aplicada ao Poder Judiciário foram ofertados em três módulos. No módulo 1, além da qualificação em Python, teve Excel para Análise de Dados, R para Análise de Dados e Fundamentos de Estatística para Ciência de Dados. Já no módulo 2, os treinamentos foram em Dashboards com Power BI e Dashboards e Relatórios Dinâmicos com R. E, no terceiro módulo, em Machine Learning e Mineração de Textos.

Os demais cursos do módulo 1 e o os do módulo 2 estão sendo adaptados para o formato autoinstrucional e serão disponibilizados na Plataforma de Ensino à Distância do CNJ até o final do ano.

Texto: Raquel Lassalvia
Edição: Márcio Leal
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas