Corregedoria Nacional recebe demandas da advocacia para melhorar atuação na Justiça

Você está visualizando atualmente Corregedoria Nacional recebe demandas da advocacia para melhorar atuação na Justiça
Visita de representantes da OAB Nacional para entrega de sugestões para a nova gestão da Corregedoria Nacional de Justiça. Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ
Compartilhe

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, recebeu demandas de melhorias para a Justiça elaboradas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em contribuição às atividades do órgão nos próximos dois anos. Entre elas, está o atendimento desses profissionais por juízes e juízas em suas comarcas e o impacto da virtualização dos processos judiciais sobre as atividades da advocacia.

Salomão afirmou que o encontro foi realizado para aprofundar o conhecimento da Corregedoria sobre a realidade das questões que impactam o trabalho da advocacia. “Sem a atividade da advocacia, não existe o resto. Eu queria entender melhor a dinâmica que envolve todo esse universo e quais as sugestões que a Ordem tem para nos apresentar.”

O documento elaborado juntamente com os presidentes das 27 seccionais da OAB foi entregue pelo presidente da entidade, Beto Simonetti, na terça-feira (6/9), em reunião que contou também com a presença do conselheiro do CNJ Marcos Vinícius Rodrigues. De acordo com Simonetti, uma das pautas inseridas no documento que mais gera demandas à Ordem se refere à residência de magistrados e magistradas nas comarcas. Conforme o relato do presidente da OAB, as pessoas estariam sem a prestação jurisdicional necessária, porque muitos não moram na mesma cidade onde estão localizadas suas comarcas.

A entidade também defende que seja reafirmada a obrigatoriedade de a magistratura atender advogados e advogadas em todo o país e a possibilidade deles decidirem quanto à sua participação presencial ou virtual em audiências e sessões de julgamento. Também requerem a padronização do Balcão Virtual e a uniformidade no procedimento relativo aos julgamentos virtuais nos tribunais, com a publicidade dos votos proferidos pelos julgadores, no mesmo modelo praticado pelo Supremo Tribunal Federal e pelo CNJ.

O documento entregue ao corregedor nacional de Justiça também incluiu a revalidação anual dos sistemas de processo judicial eletrônico, de modo a utilizar aqueles mais eficientes e com melhor avaliação pelos usuários, a transformação em resolução da atual recomendação do CNJ sobre gravação dos atos processuais, a garantia de observância à natureza alimentar dos honorários, sejam sucumbenciais ou contratuais, e a padronização em todos os tribunais do cumprimento dos prazos para devolução dos processos em pedido de vista, sob pena de responsabilização disciplinar.

Ainda sobre a utilização da Justiça Digital, o texto propõe o estabelecimento, como meta para 2024, da virtualização de todos os processos judiciais do país, o encaminhamento e a priorização das representações e demais procedimentos que tenham como objeto a violação das prerrogativas profissionais da advocacia, o reforço ao sistema de precedentes, garantindo a obrigatoriedade de respeito aos julgados vinculantes dos tribunais superiores e a normatização dos honorários à advocacia dativa.

Texto: Ana Moura
Edição: Sarah Barros
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária