Corregedora nacional e presidente do TJSP discutem parceria em projetos

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Compartilhe

A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, se reuniu, nesta quinta-feira (17/3), com o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), desembargador José Roberto Bedran, na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em Brasília. Na  ocasião, eles salientaram a importância da parceria entre o CNJ e o TJSP para o aprimoramento da prestação jurisdicional. O desembargador Bedran manifestou a disposição do TJSP em desenvolver projetos em parceria com a Corregedoria Nacional. Atualmente, a Corregedoria do CNJ executa em parceria com o Tribunal o programa Espaço Livre, que vai remover as aeronaves da massa falida da Vasp dos aeroportos brasileiros, a começar pelo de Congonhas.

O CNJ também é parceiro no projeto Conciliando SP, lançado este mês pelo TJSP, que dará prioridade à conciliação nos processos da área de direito privado que tramitam no 2º grau, dando efetividade à Resolução 125 do CNJ. Pelo programa, serão realizadas 5 mil audiências mensais em ações que figurem como partes instituições bancárias, seguros de saúde e convênios médicos, empresas de telefonia, administradoras de cartão de crédito, estabelecimentos de ensino entre outras.

No intuito que garantir a maior efetividade da prestação jurisdicional no estado, o presidente do TJSP informou à ministra Eliana Calmon, durante a reunião, que o órgão especial da Corte está analisando a possibilidade de redistribuir entre os desembargadores o acervo de processos da área de direito privado, com o objetivo de agilizar a conclusão das ações e garantir o cumprimento das Metas do Judiciário.

Mariana Braga
Agência CNJ de Notícias