Corregedor nacional vai analisar reclamação apresentada contra presidente do STJ

Você está visualizando atualmente Corregedor nacional vai analisar reclamação apresentada contra presidente do STJ
Corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins. Foto: Rômulo Serpa/CNJ
Compartilhe

O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, recebeu, nesta segunda-feira (13/7), reclamação disciplinar apresentada pelo senador Alessandro Vieira contra o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Joao Otávio de Noronha, onde o parlamentar pede a instauração de processo administrativo disciplinar (PAD) em face do magistrado, bem como de sindicância para apuração dos fatos.

Na reclamação, o senador alega que, no último dia 9 de julho, o presidente do STJ “concedeu habeas corpus em favor de Fabrício Queiroz, suspeito de participação no esquema das ‘rachadinhas’ no gabinete do então deputado estadual Flávio Bolsonaro, e de sua esposa, Márcia Aguiar, foragida quando da prolação da decisão”.

Alessandro Vieira sustenta também que “a notável incoerência da decisão favorável a Fabrício Queiroz e sua esposa, quando cotejada com decisões pregressas da mesma lavra, relacionadas a indivíduos igualmente pertencentes a grupos de riscos, põe em relevo – de modo legítimo -, repise-se – a existência ou não de independência no exercício de seu mister”. Por último, aponta os deveres da magistratura elencados no artigo 35, inciso I, da Loman.

O procedimento já está com o corregedor nacional para decisão.

Corregedoria Nacional de Justiça