O 7º Encontro Nacional de Coordenadores do programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC) acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro de 2012, no Complexo do Tribunal Regional do Trabalho de Sergipe. Durante dois dias, coordenadores do programa de 24 regiões estarão reunidos em Aracaju para avaliar e debater as ações do programa, realizadas em 2012.
O coordenador local do programa, juiz do Trabalho Luiz Manoel Andrade Meneses, comentou que “a cada encontro, o TJC se consolida como um programa de responsabilidade social de âmbito nacional, capaz de contribuir para o fortalecimento de uma cultura voltada para a educação em direitos humanos e para a efetiva incorporação de seus conteúdos no cotidiano da escola e das comunidades locais e jurídicas envolvidas”, afirmou.
A abertura do evento ocorrerá às 9h, no auditório do TRT, e será franqueada ao público em geral. Haverá a realização de culminâncias onde serão apresentados trabalhos desenvolvidos por alunos das escolas do SESI de Aracaju e de Estância e das escolas públicas do município de Maruim.
Na programação serão formalizadas novas parcerias estratégicas para o desenvolvimento do programa. Em seguida, os coordenadores do TJC se reunirão na sala de multieventos do tribunal, para avaliar o estágio do programa e traçar o plano de ação para 2013.
TJC – O programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC) é uma iniciativa que leva aos estudantes de diversos estados e municípios noções básicas sobre Direito do Trabalho, Direito da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, ética e cidadania. Através de palestras, cursos, debates, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita, o programa permite que magistrados se aproximem de estudantes e de profissionais da educação.
Entre as ações realizadas, o programa possibilita a visita dos alunos ao Poder Judiciário e a realização de culminâncias com a apresentação de esquetes, criadas pelos alunos com o acompanhamento de professores e magistrados. A iniciativa do programa é da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com a realização local dos tribunais regionais do Trabalho e das associações de magistrados. O núcleo de trabalho do TJC em Sergipe conta também com a participação do MPT, do município de Maruim e do SESI.
Do TRT20