Controle Interno da Justiça do Mato Grosso cumpre metas dos 120 dias

Você está visualizando atualmente Controle Interno da Justiça do Mato Grosso cumpre metas dos 120 dias
Compartilhe

Plano de capacitação, oficinas, levantamento de processos de trabalho e normas administrativas e capacitação em gestão de riscos foram as metas propostas para a Coordenadoria de Controle Interno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso no Plano dos primeiros 120 dias da Gestão 2017/2018. Todas foram 100% cumpridas.

Foco, determinação e realização do trabalho em equipe foram estratégias usadas pela coordenação da área para atingir as propostas integralmente. “As metas estabelecidas de acordo com o nosso cronograma só foram cumpridas por causa dessas estratégias. Esses foram os nossos três principais alicerces”, disse  a coordenadora Simone Borges da Silva.

Simone explica que a equipe verificou as necessidades de acordo com sua atividade final e as ações foram desdobradas em dois projetos, o que permitirá que as metas alcançadas sejam executadas ao longo da gestão. “Vamos fazer um trabalho junto com a Coordenadoria de Planejamento, que é a revisão das normas. Vamos apoiar a Coplan na revisão de processos de trabalho e também temos a implantação nas áreas que serão definidas pela alta administração da Gestão de Riscos”.

Em relação ao Plano de Capacitação, a Coordenadoria de Controle Interno realizou o alinhamento em conjunto com a Coordenadoria da Escola dos Servidores, que originou os autos ‘Diversos nº 7/2016’, que dispõem sobre o Plano de Capacitação para o ano de 2017.

Ainda dentro do Plano de 120 dias, a coordenadoria fez  oficinas de Fiscalização de Contrato e Ata de Registro de Preços; Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar e Pedido de Adiantamento.

Ainda de acordo com Simone Borges, foram feitas reuniões com as coordenadorias de Recursos Humanos, Planejamento, Administrativa e Financeira para proceder ao levantamento das Instruções Normativas que compõem o Sistema de Controle Interno. Nessas oportunidades, as coordenadorias expuseram as suas reais necessidades de adequações pendentes de atualização. “Em decorrência desses apontamentos, foi elaborado um mapeamento das necessidades das áreas, bem como o cronograma de trabalho que será realizado pela equipe de Controle Interno em conjunto com as respectivas coordenadorias”, disse Simone.

Dentro da meta Capacitação em Gestão de Riscos, realizado curso de Controles Internos, Riscos e Governança no Setor Público no mês de abril de 2017.

A Coordenadoria de Controle Interno destaca os benefícios colhidos com o cumprimento destas metas, tais como implementação preventiva de acordo com as necessidades dos clientes, atuação de acordo com o compromisso assumido com a Gestão e processo de melhoria contínua.

Para Simone Borges as metas irão auxiliar a coordenadoria no dia a dia, principalmente em relação à questão dos processos de trabalho e a revisão das normas, porque elas são o sistema de Controle Interno do Poder Judiciário e cada área tem as suas normativas disciplinando rotinas e pontos de controle, que não deixam de estar vinculadas aos processos de trabalho.

“É digno de nota dizer que o planejamento da Alta Administração quanto ao Plano de Gestão de 120 dias resultou em grande benefício às áreas envolvidas, tendo em vista as lições que todas puderam colher”, disse ela.

Fonte: TJMT