Controle de convencionalidade contribui para garantia de direitos humanos

Você está visualizando atualmente Controle de convencionalidade contribui para garantia de direitos humanos
Ministra Maria Elizabeth Rocha, do Superior Tribunal Militar (STM) (esq.), e professora da Universidade do Paraná e representante do Ius Constitucionale Commune na América Latina (ICCAL), Melina Fachin, debatem o respeito às convenções internacionais. Foto: Romulo Serpa/CNJ
Compartilhe

O “Colóquio Acesso à Justiça: diálogo, diversidade e desenvolvimento”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reuniu na última sexta-feira (21/5) especialistas para debater um instrumento ainda não tão familiar para a magistratura brasileira: o controle de convencionalidade. A ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha e a professora da Universidade Federal do Paraná Melina Facchin trataram das várias formas do controle de convencionalidade e das instituições e autoridades que podem exercê-lo.

Controle de convencionalidade é o nome dado à verificação da compatibilidade entre as leis de um Estado com as normas dos tratados internacionais firmados e incorporados à legislação do país. No contexto regional onde o Brasil está inserido, em que vale o sistema interamericano de direitos humanos, esse controle tem o poder de suprimir, revogar ou suspender efeitos jurídicos de determinada norma de um país se houver afronta à Carta da Organização dos Estados Americanos (OEA), à Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem (DADDH) ou à Convenção Interamericana de Direitos Humanos – o Pacto de San José da Costa Rica.

Se um dos 20 países que integram o sistema interamericano – e, portanto, se submetem ao poder decisório da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) – tiver uma lei que contrarie algum dos tratados que servem como parâmetros da proteção dos direitos humanos, a Corte pode controlar a convencionalidade da lei que for questionada. Em 2010, por exemplo, ao final do Caso Gomes Lund e outros VS Brasil, foi decidida pela inconvencionalidade da Lei 6.683/79 (Lei de Anistia brasileira) em relação ao que prevê o Pacto de San José em termos de proteção dos direitos humanos.

Em 1995, representação do Centro pela Justiça e o Direito Internacional (CEJIL) e da Human Rights Watch em nome de pessoas desaparecidas durante a atuação da Guerrilha do Araguaia, incluindo o estudante Guilherme Gomes Lund, levou o governo brasileiro a ser condenado por violação dos direitos humanos das vítimas.

Decisões conflitantes

A declaração de inconvencionalidade determinou que o a Lei de Anistia não podia continuar impedindo a investigação, julgamento e punição dos responsáveis pelas violações de direitos humanos no episódio conhecido como Guerrilha do Araguaia. A decisão da Corte IDH conflitou com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) por julgar constitucional a Lei de Anistia, sancionada nove anos antes da promulgação da Constituição Federal de 1988.

Segundo a professora Melina Facchin, a discordância não é necessariamente negativa e pode ser produtiva. “É fundamental que tenhamos esse diálogo. Nem sempre ele será de concordância, de suavidade. Pode ser muitas vezes um diálogo de tensão e a tensão é constitutiva dos direitos humanos, também nos faz caminhar adiante. O importante é que reconheçamos o dever de dialogar. Quando (o controle de inconvencionalidade) divergir, que a dissidência apareça de modo fundamentado e que contribua para o enriquecimento dos direitos humanos, que têm como escopo prevenir ou mitigar o sofrimento humano”, afirmou a doutora em direito constitucional.

Embora mais identificado às decisões da Corte IDH, esse controle também cabe a qualquer juiz do Brasil ou de qualquer país que tenha aderido aos tratados em direitos humanos da região. De acordo com a ministra Maria Elizabeth Rocha, do STM, a obrigação de controlar a convencionalidade das normas transcende até às atribuições do Poder Judiciário. O Legislativo já controla a constitucionalidade dos projetos das futuras leis ao apreciá-las nas comissões de constituição e justiça do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. “Da mesma forma, (os parlamentares) hão de controlar a convencionalidade da produção normativa, devendo rejeitar projetos inconvencionais, mesmo se guardarem compatibilidade com a Constituição Federal. O procedimento preventivo evita que a regra aprovada venha ser declarada inconvencional futuramente pelo juiz”, afirmou.

O Poder Executivo também exerce o controle da convencionalidade tanto na pessoa do presidente da República quanto em qualquer gestor público. Se o presidente é agente privativo para negociar a adesão do país a tratados internacionais, também é responsável por sancionar ou vetar leis que não se adequem aos postulados assinados pelo Brasil e incorporados à legislação nacional. “Por igual, o administrador público deve respeitar a Constituição Federal, as leis e atender aos comandos dos tratados internacionais, sobretudo se forem mais benéficos aos administrados. A expedição dos atos administrativos ou a celebração de contratos amparam-se na supremacia constitucional e na presunção da legalidade, em respeito aos preceitos do Direito Administrativo que, por óbvio, incluem os pactos internacionais”, afirmou a ministra.

Manuel Carlos Montenegro
Agência CNJ de Notícias