Em mais uma reunião da Comissão Organizadora do 92º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, foram checados os últimos detalhes para realização do evento em Macapá, confirmado para o período de 27 a 29 de setembro.
O presidente da Comissão, diretor-geral do TJAP, Veridiano Colares destacou que o Tribunal de Justiça do Amapá tem logrado êxito na realização de eventos. “O nosso Desembargador-presidente Mário Gurtyev está cuidando pessoalmente de tudo. A equipe está trabalhando intensamente para que o Encontro transcorra da melhor maneira possível”, disse.
Os temas já definidos para o segundo dia do Encontro, quando ocorrerá a reunião dos Presidentes, são assuntos de âmbito nacional e que têm tido repercussão nos Tribunais brasileiros. Entre os temas “Taxa Judiciária, Emolumentos e Fundo de Reaparelhamento da Justiça”, “Conciliação e Mediação” e “Processo Judicial Eletrônico na Justiça do Estado do Amapá”.
Para o Desembargador-presidente Mário Gurtyev, a troca de experiências e a oportunidade de compartilhar dificuldades e soluções para as demandas da Justiça são alguns dos pontos que fazem com que o Colégio de Presidentes seja reconhecido como um fórum essencial para o fortalecimento das instituições que formam o Judiciário brasileiro. O encontro vai reunir num mesmo espaço os mandatários de Tribunais que, apesar da semelhança quanto à atividade fim, experimentam peculiaridades regionais diferentes. “Essa miscelânea de maneiras de gerir pessoas, recursos e processos sempre trazem para as discussões soluções que podem ser compartilhadas”, enfatizou o Presidente do Judiciário Amapaense.
O Presidente destacou ainda que ao término das palestras ocorrem os debates, ocasião em que os dirigentes dos Tribunais expõem as dificuldades e comentam as novidades que implementaram. “Esse é um momento que compartilhamos nossas dificuldades e experiências”.
A solenidade de abertura oficial ocorrerá na quinta-feira (27.09), às 19h00, no Plenário do Tribunal de Justiça, com a abertura dos trabalhos pelo Desembargador-presidente Mário Gurtyev de Queiroz. Em seguida, haverá o pronunciamento do Desembargador Marcus Antônio de Souza Faver, Presidente da Comissão Executiva do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil. Após a solenidade no Plenário, haverá um jantar oferecido pelo anfitrião do Encontro aos participantes.
Do TJAP