Conselho aprova Política e Manual de Comunicação da Justiça Federal

Você está visualizando atualmente Conselho aprova Política e Manual de Comunicação da Justiça Federal
Foto: Rosinei Coutinho/CJF
Compartilhe

O Conselho da Justiça Federal (CJF) aprovou, nessa segunda-feira (25/4), a Política de Comunicação Social da Justiça Federal e o Manual de Comunicação do Conselho e da Justiça Federal de 1º e 2º graus. Os documentos foram elaborados de forma colaborativa pelos profissionais de comunicação e de cerimonial dos tribunais federais e do próprio CJF.

“Gostaria de parabenizá-los e, ao mesmo tempo homenageá-los em nome do Conselho e dos TRFs das cinco regiões”, declarou o presidente do CJF, ministro Humberto Martins, que foi o relator do processo. A Resolução e o Manual foram desenvolvidos para delinear as ações de comunicação social de toda a Justiça Federal de 1º e 2º graus.

A Política determina, dentre outras coisas, que a comunicação dos órgãos envolvidos deverá ter a missão de contribuir para a credibilidade e o fortalecimento da imagem institucional, com o objetivo de se tornar referência em comunicação pública, ética, democrática e de qualidade. “O normativo estabelece a missão, os valores e a visão da comunicação social da Justiça Federal. E destaca a responsabilidade social e ambiental e a primazia do interesse público, da cidadania, do respeito aos direitos humanos, da excelência técnico-profissional, da transparência e do acesso à informação, além do princípio da impessoalidade, que rege os princípios e as boas condutas estabelecidos na Constituição Federal”, explicou Martins.

Já o manual reúne, detalhadamente, as diretrizes sobre as ações de comunicação, desde o planejamento, passando pela gestão estratégica, a afirmação dos valores e princípios constitucionais e a atenção ao caráter educativo, informativo e social. E ainda trata da preservação e da uniformização da identidade institucional da Justiça Federal.

Fonte: CJF

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade