Quarta, 26 de Novembro de 2008 | |
Mais de 600 audiências para os recursos que tramitam no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) estão previstos para a Semana Nacional da Conciliação que se realiza na próxima semana. A expectativa é do desembargador Samuel Meira Brasil, coordenador da Conciliação no 2º Grau. A abertura será feita pelo presidente do TJ, desembargador Frederico Guilherme Pimentel, às 10 horas do dia 1º de dezembro, no Centro Integrado de Cidadania, em Vitória. |
Nas Comarcas de primeira instância, os juízes também intensificaram os agendamentos para a conciliação. A previsão é de que, durante o movimento, sejam realizadas centenas de audiências simultaneamente em todo o Estado. Em Vitória, o movimento será concentrado no CIC de Maruípe e no CAJE, Centro Atendimento dos Juizados Especiais, localizado em Bento Ferreira.
Durante a Semana, serão analisados os processos que já tramitam na Justiça e estão à espera de audiência. Além das audiências marcadas, as ações da área de família, como os processos envolvendo separação consensual e divórcio, poderão ser abertas durante o mutirões, bastando a população levar a documentação necessária.Além disso, bancos e empresas de telefonia que apresentam elevado número de ações judiciais, já foram convidadas para participar da campanha e colaborar com a proposta da conciliação.
A conciliação é a prática jurídica que busca resolver os conflitos por meio de acordos, sem a formalidade das decisões judiciais.A maior vantagem é a economia de tempo e recursos. De acordo com magistrados, juristas e estudiosos é um mecanismo eficiente e racional para garantir a agilidade na prestação da justiça.
Fonte: Assessoria de Comunicação TJES