Terça, 02 de Dezembro de 2008 | |
Mais de quatrocentos processos obtiveram acordo no primeiro dia da Semana Nacional pela Conciliação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na Justiça do Trabalho do Paraná. Foram 1.174 audiências realizadas em todo o Estado, nesta segunda-feira (02/12), alcançando conciliações em 469 processos, um índice de 40%, representando montante de R$ 2.698.119,00, a ser pago às partes e encerrando os respectivos processos. |
Até a próxima sexta-feira estão programadas audiências visando à conciliação. Só na capital, um mutirão envolvendo juízes, servidores da Justiça do Trabalho, estudantes de Direito de 15 faculdades de Curitiba e advogados, deve realizar cerca de 2.500 audiências. A ação, denominada “pauta paralela”, ocorre durante toda a Semana Nacional pela Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça de 1º a 5 de dezembro.
No primeiro dia do mutirão, foram realizadas 448 audiências, com 137 acordos. “Registramos no primeiro dia do mutirão muitos processos envolvendo dano moral, que trazem muita discussão entre as partes, impossibilitando qualquer acordo”, registra o coordenador do mutirão, desembargador Márcio Dionísio Gapski. De acordo com o coordenador, o envolvimento de acadêmicos de Direito no mutirão é muito positivo. “Essa experiência nos leva a projetar, inclusive, outros mutirões para tentar desafogar o número de processos trabalhistas em trâmite na Justiça do Trabalho”, informa.
A expectativa para os próximos dias é de aumento do índice de acordos na Justiça do Trabalho do Paraná, que até o momento já supera em 60% o número de acordos realizados durante a Semana Nacional pela Conciliação de 2007, quando, no primeiro dia da Semana, foram registradas 851 audiências e 292 acordos.
Fonte: Assessoria de Comunicação TRT- PR