Conciliação: Espírito Santo promove mutirão para processos de família

Compartilhe
Quarta, 03 de Dezembro de 2008

Nesta quarta-feira (03/12), a coordenação da Semana Nacional pela Conciliação no Espírito Santo promove um grande mutirão para processos litigiosos da área de família. A ação acontece  no Juizado Adjunto da UVV.A novidade do mutirão é que as ações vão se concentrar na análise dos processos litigiosos da área de família. Nos mutirões anteriores, a coordenação trabalhou apenas nas ações consensuais.

Entre os processos a serem conciliados, estão os pedidos de separação e divórcio não-amigáveis e disputa por guarda de filhos.  Um mutirão semelhante irá acontecer nesta quinta-feira, no Shopping do Povo, em Laranjeiras, na Serra, quando serão realizadas mais de 300 audiências na área da família. A Semana Nacional pela Conciliação, que é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, começou na segunda-feira e já contabilizou centenas de audiências. O objetivo de cada sessão é estimular os acordos entre as partes e, desta forma, finalizar  a tramitação do processo. A proposta é criar a cultura da pacificação social.

Em 2007, no Espírito Santo, foram realizadas mais de quatro mil audiências durante a campanha, com um índice de 49% de acordos. Os organizadores da campanha esperam superar essa marca em 2008. A coordenadora da campanha, a juíza Janete Vargas Simões,  afirma que está satisfeita com o número de conciliações até agora concretizadas. Também no Tribunal de Justiça, as conciliações continuam a todo vapor.  É o único Tribunal do país a realizar conciliação durante esta semana.  Nesta quarta-feira, às 14 horas, o presidente do TJES, desembargador Frederico Guilherme Pimentel, irá presidir uma audiência de conciliação. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJES