Comitê Gestor debate monitoramento da Estratégia Nacional do Judiciário

Você está visualizando atualmente Comitê Gestor debate monitoramento da Estratégia Nacional do Judiciário
Reunião do Comitê Gestor Nacional da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário. Foto: Romulo Serpa/CNJ
Compartilhe

O Comitê Gestor Nacional da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário se reuniu nessa quarta-feira (9/3) para debater um dos indicadores da Estratégia Nacional do Judiciário 2021-2026, a Pesquisa de Avaliação do Poder Judiciário, e o painel de monitoramento do desempenho da Estratégia. A partir de abril, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai coletar respostas para subsidiar a primeira edição da Pesquisa de Avaliação do Poder Judiciário, com o apoio dos tribunais e conselhos.

O levantamento será feito junto a pessoas que tenham sido parte em processo judicial nos últimos cinco anos, além de membros do Ministério Público, Defensoria Pública e da advocacia, para captar a quanto aos serviços prestados pelo Judiciário e seu funcionamento. “É importante observar os índices do Poder Judiciário. Temos um rol de 32 indicadores, construídos de forma democrática, que visam a alcançar melhor desempenho e direcionar as políticas judiciárias e projetos. A pesquisa nos ajudará a saber onde estamos nesse processo do planejamento estratégico”, afirmou o presidente da Comissão Permanente de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento, conselheiro Richard Pae Kim.

A pesquisa é um dos indicadores de desempenho do macrodesafio “Fortalecimento da Relação Institucional do Judiciário com a Sociedade”, estabelecido pela Estratégia Nacional. O estudo será promovido pelo Departamento de Pesquisa Judiciárias do CNJ, com apoio do Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods/CNJ) e cooperação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Divulgação

Para a divulgação da pesquisa, o CNJ elaborou material de comunicação para download, incluindo banner para Internet, cards para Whatsapp e e-mail marketing para cada público-alvo. A diretora do Departamento de Pesquisas Judiciárias, Gabriela Azevedo, ressaltou a importância de pulverizar a divulgação entre os tribunais. “É preciso que as áreas de TI e de comunicação dos órgãos estejam preparadas para quando a pesquisa for lançada, contribuindo com a divulgação.”

Segundo a juíza auxiliar da Presidência do CNJ Dayse Starling, a divulgação da pesquisa é imprescindível para alcançar o maior número de respostas. “A adesão dos tribunais – que devem contribuir com a divulgação da pesquisa – será muito importante para termos dados concretos sobre a percepção e avaliação do Judiciário.”

A ideia é que o material seja incluído nos sites e também no balcão virtual dos tribunais, a fim de que as pessoas possam acessar aos formulários da pesquisa. Os questionários estarão disponíveis a partir do dia 18 de abril e poderão ser respondidos até o dia 18 de maio.

O conteúdo da pesquisa vem sendo discutido e desenvolvido com a participação da Rede de Governança Colaborativa desde o ano passado. Agora, os representantes da Rede terão mais uma semana para fazer os últimos ajustes nos formulários.

Painel de monitoramento

Durante a reunião, também foi apresentado o Painel de Monitoramento da Estratégia Nacional. A ferramenta, que passa por atualizações, permite o acompanhamento do desempenho de várias maneiras: por tribunais, por ramo de Justiça, pelos macrodesafios e por ano. “A intenção é dar transparência aos dados, que são colhidos, em sua maioria, pelo Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud)”, explicou a diretora do Departamento de Gestão Estratégica, Fabiana Gomes.

O painel permite identificar a descrição e a fonte dos dados de cada indicador. “Sem dúvida, o painel é um instrumento gerencial dos órgãos que possibilita a criação de ações, projetos ou políticas visando o aperfeiçoamento dos serviços do Judiciário”, afirmou a diretora. A Rede de Governança terá até o final do mês de março para analisar e propor modificações, se forem necessárias.

A Rede também está apoiando a divulgação do Questionário de Monitoramento do primeiro ano da Estratégia Nacional, a ser respondido até sexta-feira (11/3). Este levantamento traz uma avaliação das Metas Nacionais e seus resultados também vão contribuir para a melhoria do planejamento estratégico do Judiciário. As metas representam o compromisso com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, buscando proporcionar à sociedade um serviço de qualidade, mais ágil e eficiente.

Lenir Camimura
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária