Comitê de Políticas Penais cria câmara para garantir orçamento do plano Pena Justa no Acre

Você está visualizando atualmente Comitê de Políticas Penais cria câmara para garantir orçamento do plano Pena Justa no Acre
Foto: Gleilson Miranda/ Secom TJAC

O Comitê de Políticas Penais (COMPP) realizou, nesta sexta-feira (12/12), no edifício-sede do Judiciário acreano, a primeira reunião de acompanhamento das ações estruturantes previstas no plano Pena Justa estadual. O encontro reuniu diferentes instituições integrantes do sistema penal para debater o progresso nas condições de encarceramento no Acre.

A reunião teve como objetivo apresentar os ajustes finais no texto do plano e discutir a destinação de recursos públicos para execução das medidas propostas, como: melhorar a infraestrutura e os serviços nas unidades penitenciarias, otimizar os protocolos de saída e garantir a reintegração social de pessoas reeducandas.

Na abertura, o corregedor-geral da Justiça do Acre e coordenador do COMPP, desembargador Nonato Maia, destacou a necessidade de integração entre órgãos públicos para viabilizar esse projeto estruturante, que vai alterar completamente o cenário do sistema carcerário, marcado hoje pelas infrações aos diretos humanos fundamentais.

A expectativa é de que as mais de 300 metas estabelecidas — nacionais e estaduais — sejam cumpridas até 2028. Por isso, neste momento, busca-se especificar as fontes de financiamento, seja por meio da Lei Orçamentaria Anual (LOA) ou recursos complementares.

Durante a reunião, diversas propostas foram discutidas. Por fim, ficou decidida a criação de câmara temática voltada exclusivamente para orçamento, coordenada pelas secretarias de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a de Planejamento (Seplan). Acordou-se ainda que o COMPP deve se reunir mensalmente para discutir o andamento das ações do Pena Justa, bem como a elaboração de um plano de ação.

Participaram deste primeiro encontro a juíza auxiliar da Corregedoria, Thaís Khalil; o coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF), juiz Robson Aleixo; o vice-coordenador do Grupo, juiz Eder Viegas; a coordenadora executiva do GMF, Débora Nogueira; e a consultora do Programa Fazendo Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Rúbia Evangelista.

Além disso, estiveram presente representantes do Ministério Público do Acre (MPAC), da Procuradoria Geral do Acre (PGE-AC), da Defensoria Pública do Acre (DPE/AC), do Tribunal de Contas do Acre (TCE/AC) e do Governado do Estado, por meio das secretariarias de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Educação (SEE), Planejamento (Seplan), Casa Civil (Secc) e do Instituto de Administração Penal do Acre (Iapen), além de representantes da sociedade civil.

Fonte: TJAC

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão da Justiça criminal