Começa seleção de artigos para a 4ª edição da Revista CNJ

Você está visualizando atualmente Começa seleção de artigos para a 4ª edição da Revista CNJ
Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ
Compartilhe
Estão abertas as inscrições para especialistas, pesquisadores e membros da comunidade acadêmica para participar da seleção de artigos para a próxima Revista Eletrônica do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A quarta edição da publicação, alusiva aos 15 anos do CNJ, terá como temática o CNJ e o Futuro do Judiciário. Os artigos inéditos deverão ser entregues até o dia 10 de abril.
Coordenada pelo Secretário  Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica, juiz Richard Pae Kim, e organizada pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), o periódico volta seus olhos para o futuro do órgão.
Não será aceito mais de um artigo por pesquisador. Os artigos podem ter autoria compartilhada com até três autores, desde que um deles possua mestrado, doutorado ou pós-doutorado. A seleção não envolve qualquer remuneração pela avaliação e publicação dos artigos na Revista CNJ. Acesse aqui o endereço da Revista, para fazer o cadastro e submeter o artigo, eletronicamente, no sistema.

Processo de análise

Após verificar a adequação do texto às normas de publicação, o trabalho será submetido à análise prévia da coordenação, para observância quanto à adequação à linha editorial da Revista CNJ. Após essa avaliação, o artigo será remetido à análise técnica de dois pareceristas anônimos, com doutorado na área, indicados pelo Conselho Editorial da publicação. Todos os elementos que permitam a identificação de seu autor serão suprimidos, seguindo  sistema do double blind peer review (formato duplo-cega), que não permite a distinção entre os autores.
O texto – obrigatoriamente em português – deverá seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores.

Edições anteriores

O primeiro volume da revista, lançada em 2015, reuniu análises sobre os principais temas relacionados à atuação do CNJ. O segundo volume, lançado em 2017/2018, reuniu conteúdos produzidos por profissionais do CNJ sobre diversos temas, como a Interoperabilidade e a Violência Institucional no Sistema Prisional; os desafios do Sistema de Julgamento Concentrado de Demandas Repetitivas e as Condenações e Absolvições do Tribunal do Júri. O terceiro volume da Revista CNJ abordou a temática da Eficiência, Transparência e Responsabilidade no Poder Judiciário.
É possível acessar as edições da Revista Eletrônica do CNJ aqui.

Criação do CNJ

Criado pela Emenda Constitucional n. 45, de 2004, no escopo da Reforma do Judiciário, o CNJ nasceu com a missão de aperfeiçoar o sistema Judiciário brasileiro para garantir a prestação eficiente de serviços ao cidadão. O órgão tem um colegiado composto por 15 membros de diferentes origens do Sistema de Justiça e instâncias, que fiscaliza administrativa e financeiramente o Poder Judiciário.
O órgão foi instalado em 14 de junho de 2005 e, atualmente, é presidido pelo ministro Dias Toffoli, que também é presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
Regina Bandeira
Agência CNJ de Notícias