Combate ao assédio no Judiciário será apresentado em evento do TCU

Você está visualizando atualmente Combate ao assédio no Judiciário será apresentado em evento do TCU
Compartilhe

A experiência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com a implantação da Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação será apresentada nesta quinta-feira (5/5), às 15h20, no evento on-line “Prevenção e Combate ao Assédio: Práticas e Modelo para Implantação”. A conselheira Salise Sanchotene vai destacar os principais impactos da política no Judiciário, em vigor desde 2020.

Pesquisa realizada pelo CNJ no final do ano passado apontou que 35% de profissionais dos tribunais ainda não conheciam a norma e que 57% conheciam pouco. Além disso, 40% desconheciam ações de prevenção realizadas por seu tribunal e 18,7% afirmaram que seu tribunal não adotava qualquer medida preventiva.

Leia também: Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação começa nesta segunda (2/5)

A relevância do assunto no setor público e no Judiciário motivou o CNJ a criar a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação, que neste ano, em sua primeira edição está sendo realizada de 2 a 6 de maio. O objetivo é ampliar a sensibilização das equipes com iniciativas diversificadas, como rodas de conversa, treinamentos e produções de conteúdos, entre outras.

Conheça a programação completa e faça sua inscrição

Modelo

Durante o evento, o TCU vai apresentar o modelo teórico desenvolvido para a implantação do sistema de prevenção e combate ao assédio moral e sexual nos órgãos e instituições pertencentes à administração pública. Desenvolvido a partir de conversas com especialistas, estudos e boas práticas adotadas por instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior, o guia é baseado na implementação de quatro mecanismos: institucionalização, prevenção, detecção e correção.

A partir desse modelo, o TCU deve incluir em auditorias futuras a análise do nível de maturidade das organizações da administração pública federal em relação à implementação de iniciativas de prevenção e combate ao assédio.

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais