Combate à desinformação é debatido pela comunicação da Justiça Eleitoral

Você está visualizando atualmente Combate à desinformação é debatido pela comunicação da Justiça Eleitoral
Foto: TRE-BA
Compartilhe

O III Encontro Virtual do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) reuniu, nessa quarta-feira (17/3), assessores dos 27 Tribunais e da Secretaria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para discutir mecanismos de combate a boatos e desinformação antes e durante o período eleitoral. O presidente presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e do Coptrel, desembargador Jatahy Júnior, ressaltou a importância das assessorias de comunicação dentro do processo eleitoral. “Sem dúvidas, o serviço de preparação da comunicação do TSE e dos TREs é bastante relevante em relação aos pleitos.”

O desembargador destacou ainda que, “atualmente, estamos sofrendo muito com a desinformação e, inclusive, com situações para tentar colocar dúvida na cabeça dos eleitores sobre a lisura do processo eleitoral, apesar de, a cada dois anos, nós da Justiça Eleitoral, o Brasil, dar uma lição de como se realiza um pleito com lisura, rapidez e eficiência”.

O trabalho das Assessorias, na opinião do desembargador, está surtindo efeito, “os números mostram que, a cada dia mais, os cidadãos confiam na sua Justiça Eleitoral, confiam nesse maravilhoso instrumento que é a urna eletrônica. Porém, nunca é demais fazer um trabalho de conscientização dessa segurança que nós temos na preparação e realização das eleições.”

A assessora-chefe do TSE, Giselly Siqueira, considera que a comunicação é uma área importante e estratégica para as instituições. “A Justiça Eleitoral fez um ótimo trabalho em 2020. Só quem não conhece, não imagina a dificuldade que é realizar uma eleição no Brasil. E como fazemos com tanta eficiência, parafraseando o ministro Barroso, “apesar de tantas notícias ruins no ano passado, a exemplo da pandemia, a Justiça Eleitoral fez bem o que tinha que fazer”. As eleições transcorreram bem, com segurança e eficiência.”

Além das fake news, outros temas pertinentes à comunicação, como campanhas e comunicação interna, também foram abordados.

Fonte: TRE-BA