Portuguese PT English EN Spanish ES
Comarca do Tribunal de Justiça realiza correição virtual em presídio em Rondônia
Comarca do Tribunal de Justiça realiza correição virtual em presídio em Rondônia
Foto: TJRO

Com o objetivo de verificar as condições do sistema penitenciário, mensalmente os juízes corregedores vão aos presídios. Diante da pandemia da Covid-19, as inspeções presenciais foram suspensas e, neste cenário, surgiu a possibilidade de utilização da tecnologia em favor da atividade jurisdicional.

Na comarca de Costa Marques (RO), o dinheiro das penas pecuniárias foi investido para instalação de internet, possibilitando a realização virtual de todas as audiências de instrução e justificação com os presos.

Na quinta-feira (9/7), o juiz da comarca de Costa Marques, Lucas Niero Flores, em conjunto com a defensora pública, Débora Machado Aragão, que responde pelo Núcleo da Defensoria de São Francisco do Guaporé e Costa Marques, realizou inspeção virtual na casa de detenção. “Nós ouvimos os detentos e realizamos o atendimento com acesso aos sistemas eletrônicos. O recluso já saía com todas as respostas de seus questionamentos”, explicou o magistrado.

O juiz ressaltou que obteve um feedback positivo dos presos sobre a implantação do projeto “Alô meu mundo”. O projeto contempla os presos de bom comportamento permitindo que tenham contato com familiares, por meio de chamadas de vídeo. “O celular também foi adquirido com dinheiro das penas pecuniárias e os detentos se mostraram satisfeitos com a visitação virtual com os familiares.”

Alô Meu Mundo

Alô Meu Mundo é o nome do projeto que coloca presos da Casa de Detenção local em contato com familiares, por meio de chamadas de vídeo. O projeto ganhou ampliação com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, que levaram a Secretaria de Estado da Justiça à suspensão das visitas.

Fonte: TJRO

A
Fechar Menu