Comarca de Laranjal do Jari promove III Jornada Itinerante em Conceição do Muriacá (AP)

Você está visualizando atualmente Comarca de Laranjal do Jari promove III Jornada Itinerante em Conceição do Muriacá (AP)
Durante a Jornada, diversas instituições parceiras atuaram de forma integrada - Foto: Joilton Alves

A população ribeirinha da localidade de Conceição do Muriacá, em Laranjal do Jari, recebeu, na última sexta-feira (24/10), a III Jornada Itinerante da Justiça. Promovida pelo Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio da Comarca de Laranjal do Jari e da 2ª Vara de Competência Geral, Infância e Juventude, sob a titularidade do juiz Antônio José de Menezes, a iniciativa contou com o apoio de diversas instituições parceiras. A ação levou serviços jurídicos e sociais à comunidade e reafirmou o compromisso do Poder Judiciário em garantir o acesso à Justiça e à cidadania em regiões de difícil acesso.

Durante a ação, o juiz Antônio José de Menezes destacou a importância da iniciativa como instrumento de democratização da Justiça e fortalecimento dos vínculos institucionais com a população. O magistrado ressaltou que a III Jornada Itinerante da Comarca de Laranjal do Jari representa mais um passo importante na missão do TJAP de assegurar Justiça acessível, cidadania e inclusão social, bem como a escuta das comunidades e o compromisso com a transformação social.

“A Jornada Itinerante é uma forma concreta de aproximar o Judiciário das pessoas, levar cidadania, orientação e presença institucional a quem vive em locais mais distantes. O acesso à Justiça é um direito de todos, e o nosso compromisso é garantir que ele chegue a cada cidadão, independentemente de onde esteja”, afirmou o magistrado.

O juiz também ressaltou o impacto positivo da ação: somente nesta edição, já realizamos quase 500 atendimentos, que contemplaram demandas de registro civil, pensão alimentícia, guarda e orientações jurídicas. “Ver a satisfação da comunidade nos motiva a continuar na ampliação desse trabalho e fortalecimento da presença da Justiça em todo o estado”, pontuou o juiz Antônio José de Menezes.

O representante dos moradores, o presidente da Comunidade Conceição do Muriacá, Marielso Araújo, expressou gratidão e destacou a relevância da presença do Poder Judiciário e de outras instituições na região.

“Hoje é um dia muito importante para nós. É a primeira vez que recebemos uma ação desse porte em nossa comunidade, e isso traz alegria e esperança para muitas famílias. Aqui não é apenas Conceição do Muriacá — são 12 comunidades reunidas, com pessoas vindas de Mazagão, Vitória e Laranjal. Agradeço a todos que se deslocaram de longe para estar conosco e contribuir com este trabalho. Cerca de 80% das famílias da região foram beneficiadas, e isso é motivo de satisfação para todos nós”, destacou Marielso Araújo.

Instituições parceiras do TJAP

Durante a Jornada, diversas instituições parceiras atuaram de forma integrada, oferecendo apoio técnico e ampliando o alcance social da iniciativa. Participaram os seguintes órgãos e instituições: 7ª Zona Eleitoral – Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP); Ministério Público do Amapá (MP-AP); Defensoria Pública do Estado (DPE/AP); Cartório de Registro Civil Lourenço; Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS); Secretaria Municipal de Saúde (SMS); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap); Planejamento e Assessoria Técnica Rural (Agropam); Polícia Militar do Estado do Amapá (PM-AP) e Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP).

Fonte: TJAP

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária