“Com o Conciliação Itinerante podemos dar mais uma chance ao nosso casamento”

Você está visualizando atualmente “Com o Conciliação Itinerante podemos dar mais uma chance ao nosso casamento”
Foto: TJAP
Compartilhe

Os 16 anos da história de amor de Herlane da Silva e Adinelson da Silva estavam prestes a chegar ao fim. Mas, no dia 28 de março, com o apoio do Programa Conciliação Itinerante do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), teve um rumo diferente. O casal, que esteve no Posto Avançado de Cutias do Araguari (AP) para dar um ponto final na relação, se reconciliou durante audiência e resolveu escrever um novo capítulo em suas vidas.

Herlane e Adinelson, que constituíram uma família com três filhos, ainda obtiveram o reconhecimento da união estável. O TJAP tem investido em ações de pacificação e cidadania que garantem uma nova oportunidade para pessoas que moram em municípios distantes resolverem seus problemas, como em Cutias do Araguari. “Se não fosse a Conciliação Itinerante nos separaríamos, mas tivemos essa nova chance na audiência e resolvemos dar mais uma oportunidade à nossa família. Vivemos juntos há 16 anos e saímos daqui com a nossa união reconhecida. Uma felicidade para nós”, celebrou Herlane.

Para o juiz titular da comarca de Ferreira Gomes, Fábio Gurgel, este programa é um dos melhores métodos para resolução de conflitos, que inclusive é realizado por meio de audiências híbridas – quando são realizadas de forma tanto presencial quanto on-line. “Uma ação que busca muito a conciliação e, sem dúvida, não há melhor método. As audiências acontecem de forma simultânea, duas ou mais ao mesmo tempo, e podem receber as partes de forma híbrida. Com método on-line, as remarcações das audiências diminuíram muito, assim o método é um exemplo de celeridade, que ajuda todos os envolvidos chegando a um consenso.”

Atendimentos

Desde a implantação do Programa Conciliação Itinerante, em 2018, já foram realizados mais de 20 mil atendimentos. A supervisora da Central de Conciliação de 2º grau e coordenadora do Programa, Nilce Ferreira, afirmou que é gratificante fazer parte dessas histórias e saber que seu trabalho ajudou pessoas a resolverem algo em suas vidas. “Nosso intuito é levar esses atendimentos para as pessoas que realmente necessitam. Ajudar quem precisa é muito gratificante e fazer parte de várias histórias e constatar que você fez participou de uma conciliação que deu certo, é incrível.”

Os serviços ofertados à comunidade são referentes a processos de pensão alimentícia, guarda de filhos, reconhecimento de paternidade (por meio do Programa Pai Presente), divórcio, conflitos sociais, reconhecimento de paternidade e maternidade socioafetiva, indenização por danos, atendimentos da Casa de Justiça e Cidadania para registro civil, entre outros.

Fonte: TJAP

Macrodesafio - Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos