CNJ publica Glossário dos Indicadores da Estratégia do Judiciário 2021-2026 

Você está visualizando atualmente CNJ publica Glossário dos Indicadores da Estratégia do Judiciário 2021-2026 
Compartilhe

Todos os tribunais brasileiros e interessados já podem acessar o Glossário dos Indicadores de Desempenho da Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026. A análise desses indicadores de desempenho e dos resultados das Metas Nacionais e Metas Específicas do segmento de Justiça são instrumentos previstos na Resolução CNJ 325/2020 para monitorar e a avaliar  o avanço da Estratégia Nacional.

Acesse aqui o Glossário dos Indicadores de Desempenho da Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026

O normativo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também prevê, sem prejuízo de outros instrumentos, a verificação da realização de programas, projetos ou ações, implementados pelos órgãos do Poder Judiciário que promovam o alcance dos Macrodesafios do Poder Judiciário, dos seus respectivos indicadores de desempenho e das Metas Nacionais.

A coordenadora do Departamento de Gestão Estratégica (DGE) do CNJ e juíza auxiliar da Presidência do CNJ Dayse Starling Motta explica que o monitoramento do planejamento estratégico nacional é importante para acompanhar o desempenho dos componentes do plano, macrodesafios e seus respectivos indicadores de desempenho. “Esse monitoramento é imprescindível, uma vez que permite comparar resultados alcançados ao longo da vigência da Estratégia, além de apontar ajustes necessários para atingimento do esperado”, informa.

Indicadores

Os indicadores de desempenho da Estratégia Nacional 2021-2026 foram construídos de forma colaborativa e democrática, em que se buscou a utilização de banco de dados do próprio CNJ como fonte, para não onerar ainda mais o trabalho dos tribunais brasileiros. Eles foram aprovados junto à Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário.

O Glossário dos Indicadores de Desempenho da Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026 apresenta as descrições, as fórmulas de cálculo as fontes dos dados de cada um deles. No segundo semestre deste ano, o CNJ prevê disponibilizar um painel com os indicadores da Estratégia do Judiciário 2021-2026, que irá auxiliar os tribunais no acompanhamento do seu desempenho.

Carolina Lobo
Agência CNJ de Notícias