CNJ participa de seminário sobre uso de mediação para solucionar conflitos

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Você está visualizando atualmente CNJ participa de seminário sobre uso de mediação para solucionar conflitos
Compartilhe

O coordenador do Comitê Executivo Nacional do Fórum de Assuntos Fundiários do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Rodrigo Rigamonte, participa, nesta segunda-feira (16/9), às 9 horas, da abertura do 1º Seminário Distrital de Mediação de Conflitos, promovido pela Secretaria de Governo do Distrito Federal, em Brasília/DF. O evento busca incentivar o uso da técnica na solução de conflitos no DF e vai capacitar 200 pessoas, entre policiais e líderes de movimentos sociais urbanos e rurais, para resolver os problemas por meio de acordo.

Além do representante do CNJ, participarão da abertura o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, o Ouvidor Agrário Nacional, Gercino José da Silva Filho, e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Na sequência, às 11 horas, Rodrigo Rigamonte vai proferir palestra sobre a experiência do Fórum Nacional de Assuntos Fundiários do CNJ na mediação de conflitos que envolvem a disputa por terras.

Criado em 2010, o grupo trabalha na definição de medidas para promover a regularização fundiária, modernizar os cartórios de registros de imóveis, intermediar negociações entre fazendeiros, indígenas e trabalhadores rurais, entre outros. Em julho, o Fórum concluiu relatório com recomendações para solucionar o conflito entre índios e proprietários rurais no Mato Grosso do Sul.

Cursos – Além de debater técnicas de mediação de conflito, na terça-feira (17/9), o seminário contará com dois cursos para formar policiais e líderes de movimentos sociais urbanos e rurais do Distrito Federal. A ideia é capacitá-los para solucionar de forma pacífica disputas ocorridas na comunidade e relacionadas a questões fundiárias. Veja a programação

Serviço
1º Seminário de Mediação de Conflitos
Data: 16 e 17 de setembro
Horário: a partir das 9 horas
Local: Centro Cultural de Brasília, SGAN Quadra 601, Conjunto B, L2 Norte, Brasília/DF

Mariana Braga
Agência CNJ de Notícias com informações da Secretaria de Governo do Distrito Federal