CNJ participa de capacitação de auditores para reinserção social de egressos do trabalho escravo

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Você está visualizando atualmente CNJ participa de capacitação de auditores para reinserção social de egressos do trabalho escravo
Compartilhe

Os órgãos que integram o Movimento Ação Integrada pela Liberdade e Dignidade no Trabalho capacitarão auditores fiscais do trabalho sobre seu passo a passo na promoção da qualificação educacional, cultural e profissional para reinserção dos egressos do trabalho escravo no mercado e na sociedade. O encontro, que contará com a presença de um representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e reunirá autoridades de todos os poderes envolvidos no combate ao trabalho análogo ao de escravo, será realizado nos dias 7 e 8 de agosto, em Cuiabá/MT, antecipando o lançamento do Movimento no dia 28 de agosto, também na capital mato-grossense.

A data do encontro foi anunciada na última quarta-feira (2/7), durante reunião do coordenador do Fórum de Assuntos Fundiários do CNJ, Rodrigo Rigamonte com o representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Antônio Carlos de Mello Rosa, o auditor fiscal do trabalho Roberto Figueiredo, e das representantes do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Patrícia Maranhão Costa e Jacqueline Carrijo.

Será a primeira atividade do Movimento, após a assinatura do termo de cooperação técnica firmado em maio, pelo CNJ, para replicar nacionalmente o programa executado, desde 2008, no estado do Mato Grosso.

Adesão – Foi definida ainda, durante a reunião, a estratégia para sensibilização de órgãos dos poderes Executivo e Judiciário para que adiram ao Movimento e contribuam para sua replicação em todo o território nacional.

O coordenador do Fórum de Assuntos Fundiários lembrou ainda que o CNJ está compilando dados dos tribunais federais sobre o número e a tramitação de ações judiciais relativas a trabalho análogo ao de escravo, o que contribuirá para o planejamento estratégico do Movimento.

Bárbara Pombo
Agência CNJ de Notícias