Cursos sobre Ciência de Dados no Judiciário recebem inscrições até domingo (26/6)

Você está visualizando atualmente Cursos sobre Ciência de Dados no Judiciário recebem inscrições até domingo (26/6)
Compartilhe

Estão abertas, até domingo (26/6), as inscrições para os cursos de Machine Learning e Mineração de Textos. Eles compõem o terceiro módulo da formação Ciência de Dados Aplicada ao Poder Judiciário, voltada para magistrados, magistradas, servidores e servidoras da Justiça.

As pessoas interessadas podem se inscrever por meio do formulário. Na seleção, será dada prioridade a profissionais que atuam nas áreas de Estatística e Tecnologia da Informação dos tribunais. A primeira chamada de seleção será divulgada entre 4 e 10 e de julho. E a segunda chamada, entre 18 e 24 de julho. Uma vez convocadas, as pessoas selecionadas devem realizar a matrícula pela plataforma Sympla.

Machine Learning

As aulas de Machine Learning iniciarão em 8 de agosto e ocorrerão às segundas-feiras, das 14h às 15h30, pela plataforma Zoom, com plantões de dúvidas às quartas-feiras, das 14h às 15h, pela plataforma Big Blue Button. O curso será ministrado pelo docente do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Paraná (DEST/UFPR) Anderson Ara, doutor em Estatística, com experiência em modelagem estatística, visualização de dados e aprendizado estatístico de máquina.

O treinamento vai proporcionar conhecimentos teórico e prático sobre os principais métodos de aprendizagem de máquina. “Explicaremos como o computador ou a máquina, com base nos dados, vai conseguir tomar a decisão de uma forma automática”, detalhou Anderson Ara. O objetivo é apresentar “o que são, para que servem, como funcionam e qual é a matemática por trás desses modelos, bem como aplicá-los”.

Profissionais responsáveis pelo processamento de dados e pela criação de modelos e métricas para a tomada de decisão dos tribunais são o público-alvo do curso, que tem como requisito conhecimentos em Fundamentos de Estatística e R ou Python. O conteúdo está dividido em 5 módulos, com total de 40 horas-aula.

Mineração de textos

O curso iniciará em 30 de agosto, com duração de quatro semanas, sempre às terças, das 14h às 15h30, pelo Zoom, com plantões de dúvidas às quintas, das 14h às 15h, por Big Blue Botton. Será ministrado pelo professor Walmes Zeviani, doutor em Estatística e docente do DEST/UFPR, além de coordenador dos cursos de Ciência de Dados.

De acordo com Walmes, a capacitação, dividida em cinco tópicos, vai apresentar os primeiros passos para o profissional iniciar na área de mineração de textos. “Nossa proposta é aplicar técnicas de agrupamento e fazer um modelo preditivo a partir de textos, como, por exemplo, uma análise de sentimento, em que é possível rotular se o texto é positivo ou negativo a partir dos dados de entrada.”

Os alunos e alunas vão aprender a importar e tratar dados na forma de texto, produzir resumos descritivos, aplicar métodos de análise não supervisionada e supervisionada. O conteúdo é direcionado principalmente a profissionais que trabalham com processamento de dados na forma de linguagem natural, como ofícios, processos judiciais e documentos fiscais.

Impactos

Resultado de parceria entre o CNJ, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o DEST/UFPR, firmada no âmbito do Programa Justiça 4.0, a capacitação já proporcionou a oferta de seis cursos em 2022: Fundamentos de Estatística, Excel, R e Python para Análise de Dados (módulo 1); Dashboards com Power BI e Dashboards e Relatórios Dinâmicos com R (módulo 2).

O módulo 1 foi concluído por 535 pessoas. Delas, 93,5% são servidores e servidoras do Judiciário, 49,7% têm formação em Tecnologia da Informação e 43,7% atuam nessa área nos tribunais. A maior parte atua na Justiça Estadual (41,3%), 22,6% são da Justiça do Trabalho, 16,3% da Eleitoral e 10,8% da Justiça Federal.

“Os cursos têm proporcionado conhecimento teórico e prático em ferramentas de análise de dados, capazes de auxiliar o dia a dia de profissionais do Judiciário na gestão e no processamento de dados”, afirma Gabriela Soares, diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ.

O professor Walmes Zaviani ressalta o impacto positivo da experiência e a articulação que tem ocorrido entre os participantes. “Tem sido uma experiência interessante para nós, como professores, e também para os alunos. As pessoas criaram grupos, estão estudando em conjunto os temas e a aplicação das técnicas vistas nos cursos na resolução de problemas do cotidiano dos tribunais.”

Os cursos serão ofertados para o público geral em formato autoinstrucional, na plataforma de ensino à distância do CNJ. Ainda no segundo semestre de 2022, as capacitações em Fundamentos de Estatística, Excel, R e Python para Análise de Dados serão disponibilizadas.

Texto: Raquel Lasalvia
Edição: Márcio Leal
Agência CNJ de Notícias

Reveja o Webinário de lançamento dos cursos no canal do CNJ no YouTube

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados