CNJ entrega Prêmio Juíza Viviane Vieira do Amaral na terça-feira (30/8)

Você está visualizando atualmente CNJ entrega Prêmio Juíza Viviane Vieira do Amaral na terça-feira (30/8)
Compartilhe

O II Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira do Amaral, que reconhece iniciativas de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, será entregue na terça-feira (30/8), às 18h15, em cerimônia transmitida pelo canal do CNJ no YouTube. Instituída em 2021, a premiação contempla projetos em seis categorias: tribunais, magistrados e magistradas, atores do sistema de Justiça Criminal, organizações não governamentais, mídia e produção acadêmica.

O vencedor na categoria Tribunais é o Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT), com o projeto “Botão do Pânico” e, na categoria que contempla a magistratura, o projeto vencedor foi o “Justiça que sabe para prever, acolhe para empoderar”, do juiz do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) Alexandre Machado. Na categoria voltada para o Sistema de Justiça, o projeto “O Observatório de Violência de Gênero – o OBSGênero”, do Ministério Público do Acre, é o vencedor.

Entre as organizações não governamentais, o vencedor é o Centro de Defesa da Vida – Irmã Hedwiges Rossi (CDVida), uma obra da Ação Social Paulo VI (Aspas), da Diocese de Duque de Caxias (RJ). Na categoria Mídia, o vencedor é o podcast “Atena: elas por elas”, que dá voz a mulheres vítimas de violência doméstica e também a mulheres que atuam nos sistemas policial e judicial. E, na categoria Produção acadêmica, “O Testemunho Midiático e os Crimes de Feminicídios” é o estudo vencedor.

O Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira do Amaral promove uma maior conscientização quanto à necessidade de permanente vigília para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. A iniciativa tem o nome da juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) Viviane Vieira do Amaral, assassinada pelo ex-marido em 2020.

Serviço

Solenidade de Entrega do II Prêmio Juíza Viviane do Amaral
Quando: terça-feira (30/8), às 18h15
Onde: canal do CNJ no YouTube

Texto: Thayara Martins
Edição: Sarah Barros
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais