CNJ e Enap buscam projetos de inovação para monitoramento de processos judiciais

Você está visualizando atualmente CNJ e Enap buscam projetos de inovação para monitoramento de processos judiciais
Lançamento do CNJ Inova. Gabriela Azevedo, diretora do DPJ, Ana Lúcia Andrade de Aguiar, juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Bruna Santos, diretora de Inovação da Enap e Camila Medeiros, coordenadora-geral do Conhecimento,Tecnologia e Prêmios da Enap -Foto:Romulo Serpa/Ag.CNJ
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançaram na terça-feira (15/9) o edital do ciclo de inovação aberta CNJ Inova, voltada a projetos que unam ciência de dados e inteligência artificial para a melhoraria na tramitação de processos judiciais no país. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 6 de outubro.

Clique aqui para se inscrever

A ideia é que os participantes apresentem soluções inovadoras que reduzam o número de processos judiciais, ampliem a transparência, desenvolvam mecanismos de controle e mensuração da produtividade e melhorem as estatísticas das ações em tramitação no país. Podem participar do CNJ Inova pessoas com conhecimento nas áreas de ciência de dados, programação e desenvolvimento, direito, negócios, economia, administração pública, marketing, design e engenharia.

A diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, Gabriela Azevedo, explica que essas soluções vão auxiliar no monitoramento da Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud), que atualmente, o Judiciário possui 77 milhões de processos em tramitação, número que vem caindo nos dois últimos anos, mas ainda com muitos desafios a serem superados “Além disso, são mais de 5 bilhões de movimentações processuais e mais de 200 milhões de processos registrados no banco de dados. É um desafio grande extrair informação e identificar pontos de melhoria do Judiciário a partir dessa base.”

Os participantes que se inscreverem terão dois desafios a cumprir na entrega dos projetos. O primeiro é identificar padrões e comparar o andamento de processos em cada unidade judiciária do Brasil, a partir do DataJud, levando em consideração as peculiaridades locais e o nível de complexidade, em razão da competência e da matéria do direito. O segundo desafio é identificar e corrigir as inconsistências nos metadados dos processos em tramitação nos sistemas dos tribunais.

“A gente só vai conseguir identificar os gargalos se tivermos uma base de dados confiável. E por isso temos os dois desafios e convidamos os profissionais, de norte ao sul do país, para que estabeleçam esses critérios e formas de identificação desses problemas nos bancos de dados dos processos judiciais”, ressaltou a diretora executiva.

Para a juíza auxiliar da Presidência do CNJ Ana Lucia Andrade de Aguiar, somente a partir de informações precisas será possível que o Poder Judiciário obtenha diagnósticos e proponha soluções para as demandas da sociedade. “Não basta termos os dados. É preciso darmos um tratamento adequado a eles. O que a gente consegue medir, a gente consegue gerenciar.”

Já a diretora de Inovação da Enap, Bruna Santos, aposta que o projeto CNJ Inova abrirá um caminho para uma Justiça mais ágil e adaptável, capaz de responder aos desafios da sociedade. “Estamos lançando algo pioneiro, muito importante, que parte da premissa de quebra de assimetria da informação com a disponibilização de uma base de dados que anteriormente não estava disponível. Quebramos essa assimetria e oferecemos para sociedade, quem tenha essa expertise, que traga essas soluções.”

Premiação

A maratona conta com duas fases: imersão com desenvolvimento e Demoday. Seis equipes serão classificadas para o Demoday e ganham o prêmio de R$ 20 mil. Neste dia, haverá melhoria de design dos projetos e preparação para fase de pitching, que é o momento de apresentação e defesa das iniciativas. Duas equipes serão escolhidas vencedoras e receberão novo prêmio de R$ 40 mil cada.

Acesse o site do CNJ Inova

Alex Rodrigues
Agência CNJ de Notícias

Ouça o boletim na Rádio CNJ