CNJ divulga dados sobre leitura em prisões em evento no RJ nesta quinta (26/10), às 11h

  • Categoria do post:Sem categoria
Você está visualizando atualmente CNJ divulga dados sobre leitura em prisões em evento no RJ nesta quinta (26/10), às 11h
Foto: Isabella Lanave
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulga nesta quinta-feira (26/10), às 11h, o Censo Nacional de Leitura em Prisões. O lançamento é parte do do evento ‘A leitura nos espaços de privação de liberdade – Encontro nacional de gestores de leitura em ambientes prisionais’, realizado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro nos dias 26 e 27 de outubro. Veículos de imprensa podem realizar o credenciamento por meio do e-mail imprensa@bn.gov.br.

Com a finalidade de estimular a universalização da leitura e a remição de pena, a pesquisa avaliou a estrutura e as condições que permitem atividades educativas e o acesso à leitura nas 27 unidades federativas, além de investigar aspectos como a existência de bibliotecas, iniciativas, práticas e atividades de leitura. Com informações quantitativas e qualitativas coletadas em 1347 estabelecimentos prisionais, também foram ouvidos diversos atores de interesse.

Na sexta-feira (27/10), às 13h30, o presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, discutirá assuntos relacionados ao Censo de Leitura e a proposta de um Plano Nacional de Fomento à Leitura pelo CNJ. Também participa da conferência magna o presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi. O acesso à leitura foi um dos temas abordados pelo STF em julgamento recente que reconheceu o estado de coisas inconstitucional nas prisões brasileiras e determinou a execução de um plano para superação deste quadro. O evento também tem a parceria da Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

 

Serviço

Lançamento Censo Nacional de Leitura em Prisões
26/10 (quinta-feira), das 11h às 12h

Conferência Magna com ministro Luís Roberto Barroso
27/10 (sexta-feira), das 13h30 às 14h30

Onde: Biblioteca Nacional Rio de Janeiro – Av. Rio Branco, 219 – Centro, Rio de Janeiro
Imprensa: credenciamento no imprensa@bn.gov.br
Transmissão ao vivo: youtube.com/fundacaobibliotecanacional
Saiba mais sobre o evento: bit.ly/leituraprisoes

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão da Justiça criminal