CNJ divulga calendário de visitas guiadas para o primeiro semestre

Você está visualizando atualmente CNJ divulga calendário de visitas guiadas para o primeiro semestre
CNJ Recebe a Visita de Magistrados dos Tribunais de Justiça do Estado de Rondônia Brasília, 27/02/2023 - CNJ Recebe a Visita de Magistrados dos Tribunais de Justiça do Estado de Rondônia. Foto: Rômulo Serpa/Agência CNJ
Compartilhe

Com programação voltada ao cidadão, em especial para alunos de graduação e pós-graduação do curso de Direito, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou calendário de visitas guiadas à instituição no primeiro semestre deste ano. As datas disponíveis são os dias 22 de março e 10 de maio, sempre às 14h30. Os interessados em participar devem se inscrever pelo e-mail eventoscnj@cnj.jus.br, fornecendo os dados pessoais.

A visita guiada é uma oportunidade para conhecer as instalações e o funcionamento da instituição responsável pelo aperfeiçoamento, controle e transparência administrativa e processual do Poder Judiciário.

A programação que acompanha a atividade mostra a estrutura e a história do órgão e inclui a participação em palestras apresentadas por técnicos que detalham o funcionamento, as atividades e os serviços prestados pelo CNJ.

Na ocasião, o participante terá a oportunidade de conhecer os sistemas e departamentos do CNJ, que fornecem dados e desenvolvem estudos e pesquisas que subsidiam a formulação e implementação das políticas públicas que otimizam as atividades judiciais no Brasil.

Além do Plenário e das galerias dos Presidentes, Corregedores e Conselheiros, o participante conhecerá a Secretaria-Geral (SG), a Secretaria Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica (SEP), a Secretaria Processual (SP), e os departamentos de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), de Pesquisas Judiciárias (DPJ) e de Gestão Estratégica (DGE).

A visita guiada, que se inicia sempre às 14h30 e termina às 17h, é realizada em grupos compostos por, no mínimo, 10 pessoas e, no máximo, 50 pessoas. Todos recebem certificado de participação pelo e-mail cadastrado na inscrição.

A visita ocorre em datas em que não estão programadas Sessões Plenárias e se inicia após a identificação do participante pela Equipe de Segurança. Para isso, é exigida a apresentação de documento com foto e validade em todo o território nacional. Nas áreas comuns do CNJ é permitido o uso de equipamentos eletrônicos, como máquina fotográfica, filmadora e celular.

Não é necessária a utilização de trajes formais, porém o ingresso em trajes esportivos não é admitido no CNJ, bem como é proibido o ingresso portando qualquer tipo de arma, conforme Ordem de Serviço/STF no 11, de 1.° de julho de 1999.

Atrasos superiores a 15 minutos poderão implicar alteração do roteiro para ajuste do tempo de visitação e, se necessário, o cancelamento da participação deve ser comunicado pelo e-mail eventoscnj@cnj.jus.br ou pelo telefone: (61) 2326-4663.

Texto: Jeferson Melo
Edição: Karina Berardo
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade