Chatbot tira dúvidas sobre judicialização do auxílio emergencial por WhatsApp

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Foto: TRF3
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O Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de Campinas (SP), do Tribunal Regional Federal da 3ª região (TRF3), disponibilizou o serviço de atendimento com chatbot por WhatsApp para os jurisdicionados da região. O sistema é similar a um atendente virtual e utiliza um aplicativo de respostas automáticas por meio da rede social de mensagens instantâneas. Destinado ao usuário, partes de um processo e advogados, abora diversas questões. Entre elas, há orientações específicas para aqueles que tiveram auxílio emergencial negado e desejam acionar a Justiça.

Em meio ao isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, o objetivo do chatbot é oferecer respostas diretas e rápidas às dúvidas mais frequentes dos cidadãos ao procurarem o Juizado, sem a necessidade de ligações telefônicas ou deslocamentos. O serviço está disponível 24 horas pelo número (19) 3734-7027.

A ferramenta virtual instrui o usuário sobre como ingressar com ação; lista de documentos necessários e como enviar; dúvidas sobre intimações; e como consultar e se manifestar em processos. As respostas incluem links diretos a sistemas, manuais e tutoriais, conforme a situação. Em casos específicos, ou quando não há resposta cadastrada no chatbot, são indicados os e-mails e telefones de contato para o atendimento com servidores.

O Juizado Especial Federal em Campinas atende as cidades de Capivari, Elias Fausto, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna, Mombuca, Monte Mor, Paulínia, Pedreira, Rafard, Santo Antônio da Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo. A unidade também realiza atendimento pelo e-mail juizado.jefcampinas@gmail.com.

Fonte: TRF3