Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro ganha novas instalações

Você está visualizando atualmente Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro ganha novas instalações
Foto: Ascom TRT1
Compartilhe

O Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), destinado à exposição do acervo histórico e memorialístico da Justiça do Trabalho fluminense, ganhou novas instalações. O espaço agora fica localizado na sala que foi ocupada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro (SRTE/RJ) e pela Caixa Econômica Federal, próximo à entrada pela Rua da Imprensa do prédio-sede. Nesta quarta-feira (18/1), ocorreu a entrega simbólica do local, com a presença da presidente do TRT/RJ, desembargadora Edith Tourinho, do presidente eleito para a próxima gestão (que assume o cargo no final deste mês), desembargador Cesar Marques Carvalho, de magistrados e servidores.

Durante a visita, a presidente da Comissão de Gestão da Memória, desembargadora Claudia Maria Samy, agradeceu o apoio da administração do tribunal em alocar o Centro de Memória num espaço mais amplo e acessível, visto que ele ficava em um anexo do prédio-sede (próximo à entrada do prédio-sede da Avenida Presidente Antonio Carlos). A organização total do acervo ainda está em construção, mas o Centro de Memória já está aberto à visitação, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h30. Visitas guiadas de instituições podem ser agendadas pelo telefone (21) 2380-5415.
Saiba mais

O Centro de Memória do TRT/RJ foi criado pela Resolução Administrativa nº 14/2014 (link para outro sítio) e inaugurado em 27 de janeiro de 2015. Atualmente, ele é administrado pela Divisão de Gestão Documental e da Memória (Didem), vinculada à Secretaria de Documentação.

Estão em exposição permanente uma sala de audiências de Junta de Conciliação e Julgamento e uma sala de julgamentos de sessões de segunda Instância, além de outras peças relevantes, tais como: móveis, utensílios e documentos de valor histórico-institucional. Um dos itens expostos é o globo para sorteio, instrumento de trabalho utilizado até junho de 1992 para distribuição das ações trabalhistas nas unidades judiciárias do TRT/RJ.

Fonte: TRT1