O Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 9.ª Região (TRT-PR) inicia, neste mês de dezembro, uma campanha de comunicação para receber doações de itens históricos relacionados à Justiça do Trabalho no Paraná. O título e o bordão da iniciativa é: “Resgate da Memória do TRT-PR: você faz parte dessa história!”. Até o final de 2025, as unidades do Centro de Memória em Curitiba, Maringá e Londrina vão receber documentos, objetos pessoais, material de escritório, livros, crachás antigos, fotografias, jornais ou outros objetos que tenham relação com a Justiça Trabalhista.
A iniciativa é coordenada pelo Comitê de Memória e Documentação e faz parte dos preparativos para as comemorações de 50 anos de instalação do Tribunal do Trabalho paranaense, a serem celebrados em 2026. A mobilização foi incentivada pelo presidente do TRT-PR, desembargador Célio Waldraff. “O tribunal paranaense sempre cumpriu com a função social de mediar as relações de trabalho do sistema produtivo regional, entre o empreendedorismo do capital e dos empresários locais com a força intelectual e coletiva dos trabalhadores. Por isso, a possibilidade de resgatar itens históricos para contarmos essa história e valorizar as pessoas que construíram o nosso presente é de extrema importância”, declarou.
Podem participar da campanha de doação servidoras, magistradas e a comunidade jurídica e técnica relacionada às atividades do TRT-PR, como advogadas, contadoras, peritas etc. “A memória é o resgate de nossa história, é a formação de nossa identidade e é a projeção do nosso futuro. A memória é vida! Você tem objetos antigos relacionados ao TRT-9? Doe seus objetos antigos (fotografias, artigos e fotos de jornais, filmes, documentos, objetos de trabalho etc.) para o crescimento do acervo histórico do nosso tribunal. A sua doação é importante para a história do TRT-9. A sua doação fará história!”, declarou o coordenador do Comitê de Memória e Documentação, desembargador Edmilson Antonio de Lima.
A Campanha
Até dezembro, as unidades do Centro de Memória em Curitiba, Maringá e Londrina vão receber as doações. Foram impressos cartazes a serem afixados nos fóruns trabalhistas e nas varas do trabalho nas 42 cidades do Paraná com unidades da Justiça Trabalhista. Pequenos folders foram impressos com um QR Code com o link do formulário de doação para estimular as pessoas de todo o estado a refletirem sobre os objetos que possuem e podem ser doados.
Além disso, uma série de postagens serão realizadas nas redes sociais do TRT-PR, em especial no Instagram, com informações sobre a memória, objetos que já fazem parte do acervo dos Centros de Memória, vídeos e entrevistas com o intuito de estimular, ao longo de todo o ano de 2025, as pessoas a participarem e doarem material para a campanha.
Mais informações, entre em contato com a Divisão de Memória, Estudos e Pesquisa do TRT-PR: (41) 3310-7741 e memorial@trt9.jus.br.