Ceará inaugura atendimento integrado para jovens em conflito com a lei

Você está visualizando atualmente Ceará inaugura atendimento integrado para jovens em conflito com a lei
Foto: TJCE
Compartilhe

“Essa estrutura simboliza uma grande vitória para aqueles que sempre acreditaram na soma de esforços”, afirmou a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira ao participar, nessa terça-feira (28/06), da inauguração do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) da Criança e do Adolescente. Com espaço amplo, o atendimento será mais eficiente.

A instalação do NAI, localizado na rua Tabelião Fabião, 144, onde já funciona a 5ª Vara da Infância e da Juventude de Fortaleza, agora passou a contar também com núcleos da Delegacia da Criança e do Adolescente da Polícia Civil; da Perícia Forense; do Ministério Público do Ceará; da Defensoria Pública do estado; da Unidade de Recepção Luís Barros Montenegro; e de órgãos da prefeitura da capital.

“É um momento único, pois este equipamento é a forma de estender o olhar especial para a criança e o adolescente. Sinto-me confortável em dizer que dentro deste espaço temos profissionais qualificados que acolhem o menor em conflito com a lei. Estamos aqui para acolher, abraçar estas famílias que muitas vezes chegam aqui sem um norte, mas quando são abraçadas pelo poder público já sentem a diferença”, enfatizou a desembargadora.

Coordenadora da Infância da Juventude do TJCE, a desembargadora Vilauba Fausto Lopes também externou sua satisfação. “Este Núcleo tem a semente em 1997, do projeto Justiça Já. O equipamento integrado é a realização de uma Justiça mais célere, é um sonho que se tornou realizado.”

Há 11 anos à frente da 5ª Vara da Infância e da Juventude de Fortaleza, o juiz Manuel Clístenes destacou a importância da união de vários instituições para realizar o trabalho. “Quando fizemos as primeiras reuniões para traçar este projeto do NAI em 2016, o objetivo já era facilitar os serviços de acolhimento e de atendimento para o jovem infrator e seus familiares. Muitos chegam aqui e não sabem os seus direitos e o NAI tem todos os órgãos necessários para a defesa dos direitos da criança e adolescente.”

Servidor mais antigo da 5ª Vara da Infância e Juventude, onde atua há 25 anos, Adones Rodrigues acompanhou diversas mudanças e afirma que o novo equipamento vai agilizar muito mais o serviço prestado à população. “Eu tenho visto com uma grata satisfação o crescimento das políticas públicas voltadas ao jovem em conflito com a lei. Este complexo é um avanço, um sonho materializado dos colaboradores da Justiça.”

A inauguração do espaço foi conduzido pela governadora do estado, Izolda Cela. “O Núcleo promoverá o reordenamento do Sistema Socioeducativo no estado de forma integrada em um só espaço. Temos que pensar e agir num ambiente de cooperação para que os problemas referentes ao adolescente infrator não sejam tratados de forma isolada.”

Fonte: TJCE

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão da Justiça criminal