Casal atende em sala acessível do Balcão Virtual da Justiça do Trabalho da PB

Você está visualizando atualmente Casal atende em sala acessível do Balcão Virtual da Justiça do Trabalho da PB
Foto: TRT13
Compartilhe

Petrônio e Janayna Leitão se conheceram na década de 80, na praia de Manaíra, em João Pessoa (PB), mas só começaram a namorar em 1993. E se casaram quatro anos depois. Desde então, eles dividem a vida e as paixões.

Uma delas é a linguagem de Libras, que por meio dos sinais consegue fazer a comunicação com pessoas que têm deficiência auditiva. E é com essa linguagem que eles estão dividindo agora um novo desafio: o atendimento na Sala Acessível do Balcão Virtual, um projeto pioneiro do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT13).

“Quando nós trabalhávamos na 8ª Vara do Trabalho, que funcionava num shopping no bairro de Tambiá, na capital, percebemos que todas as quintas-feiras eram realizados encontros de pessoas surdas, foi onde começamos a nos interessar e aprender o básico, e logo depois o TRT começou a realizar cursos em Libras para os servidores”, explica Petrônio, mais conhecido pelos amigos como “Pel”.

Para Janayna, a ideia de ter uma Sala Acessível no Balcão Virtual é muito importante. “Isso demonstra a preocupação do TRT13 com a inclusão social na prática, o que é fundamental para todas as instituições.”

E a mensagem da inclusão, conta Pel, é necessária, principalmente quando vem de pessoas que não têm a deficiência, mas conseguem enxergar a importância disso acontecer. “Nós que não temos deficiência devemos participar mais dessas comunidades, porque temos muito o que aprender com elas sobre a vida, sobre ser resiliente. Elas gostam muito quando aparece um ouvinte e começa a conversar com eles em Libras, por isso eu e Janayna ficamos muitos felizes em participar dessa comunidade.”

“Pra gente é um grande prazer em saber que estamos fazendo algo pra ajudar não só ao TRT, mas principalmente aos deficientes auditivos. Queremos que cada vez mais essa informação se propague e que eles saibam que podem contar conosco para ter informações sobre processos que porventura estejam tramitando na Justiça do Trabalho”, afirma Janaína.

E eles não param de querer aprender. “Depois de aprendermos nos cursos oferecidos pelo TRT, fomos à FUNAD [Fundação Centro Integrado de Apoio às Pessoas com Deficiência] e fizemos seis períodos em Libras. Agora estamos todas as sextas-feiras na Universidade Federal da Paraíba, onde fazemos um curso de Extensão em Libras, que deve durar mais 3 anos. Vamos seguir aprendendo para melhorarmos cada vez mais a nossa comunicação e o nosso serviço à comunidade”, destaca Pel.

Balcão Virtual

O Balcão Virtual possibilita a comunicação direta com as unidades judiciárias em tempo real, via plataforma Google Meet. No acesso pelo computador, não é necessária nenhuma instalação, basta clicar no ícone correspondente à unidade em que deseja atendimento. Mas na navegação pelo celular, é preciso baixar o aplicativo Google Meet, disponível nas principais lojas virtuais de dispositivos móveis.

No TRT13, o Balcão Virtual funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Para atendimento em Libras, utilize a Sala Acessível. A sala funciona às quartas e quintas-feiras, também de 8h às 14h.

Fonte: TRT13