Cartilha orienta trabalhadores e empresas sobre conciliação em processo trabalhista

Você está visualizando atualmente Cartilha orienta trabalhadores e empresas sobre conciliação em processo trabalhista
Foto: TST
Compartilhe

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) lançou, nessa segunda-feira (23/5), uma publicação para auxiliar milhares de pessoas que têm processo tramitando na Justiça do Trabalho a optarem pela conciliação: uma forma mais rápida e prática para solucionar o conflito. A cartilha “Conciliação Trabalhista – Um guia para encontrar um acordo em seu processo” foi apresentada durante a cerimônia de abertura da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2022, que congrega o esforço concentrado dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho do país para finalizar processos por meio da conciliação.

Destinada principalmente a pessoas e empresas, a cartilha busca, em linguagem simples e didática, explicar como funciona esse mecanismo efetivo e célere de solução das disputas judiciais. O guia informa, por exemplo, que mesmo sendo o ramo mais célere do Poder Judiciário, um processo trabalhista pode durar em média dois anos – entre decisões, recursos e tramitação nos três graus de jurisdição. Ao optar pela conciliação, a solução do processo é no mesmo dia.

A cartilha também lista dez motivos para conciliar, além de explicar quem pode solicitar a conciliação, quando ela pode ser feita no processo trabalhista e como funciona uma audiência na Justiça do Trabalho, além de indicar quais os contatos dos centros de conciliação distribuídos em todas as regiões do Brasil.

Fonte: TST

Macrodesafio - Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos