Capacitações gratuitas em tecnologia oferecem conhecimento do básico ao avançado

Você está visualizando atualmente Capacitações gratuitas em tecnologia oferecem conhecimento do básico ao avançado
Arte: Arquivo CNJ
Compartilhe

Neste primeiro semestre de 2023, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (Ceajud) disponibiliza 15 capacitações na área de tecnologia da informação. Esse conjunto de ofertas educacionais faz parte das mais de 30 possibilidades de aprendizagem oferecidas, tanto aos servidores do Judiciário quanto à comunidade em geral.

O curso “Dashboards com Power BI” habilita o aluno a utilizar o software Microsoft Power BI para análise de dados. Com 16 horas-aula, a oferta educacional está organizada em cinco módulos. É recomendável que o inscrito tenha conhecimentos em Excel básico.

As 40 horas-aula do curso “Dashboards e relatórios dinâmicos com o R” estão organizadas em 10 módulos. Para acompanhar esse conteúdo, é desejável que o aluno tenha conhecimento intermediário em R.

Sem necessidade de requisitos, a capacitação “Fundamentos de estatística para ciência de dados” reúne 40 horas-aula organizadas em 10 módulos. Para quem já sabe instalar softwares e executar comandos em terminais, bem como em estatística básica, poderá aprofundar os conhecimentos que possui com a oferta educacional Python para análise de dados. O curso é organizado em 10 módulos com total de 40 horas-aula.

“A linguagem de programação Java” é um curso ofertado na capacitação de 40 horas-aula e reúne conteúdo básico sobre o tema. Apesar de não ser necessário tal requisito, é recomendável que o inscrito tenha conhecimento de lógica de programação básica em qualquer outra linguagem. Porém, o curso oferece nivelamento desses tópicos, com vídeos, material de apoio e exercícios.

O curso “O modelo de governança e de gestão negocial dos serviços digitais do CNJ e Poder Judiciário” tem 16 horas-aula e explora os conceitos atualizados de governança institucional, judicial e digital.

O domínio de ferramentas disponibilizadas pela Microsoft pode ser alcançado em cinco capacitações, com cargas horárias variadas. São elas: Outlook, Planner, Outlook, PowerPoint, Word e Teams. A primeira oferta educacional reúne 20 horas-aula organizadas em seis etapas. Além da utilização correta do correio eletrônico, o conteúdo oferecido detalha demais tarefas disponíveis na plataforma de troca de mensagens. Já para utilizar o Planner, bastam 10 horas-aula. O conteúdo programático, oferecido em três etapas, ensina a criar, exibir, acompanhar e gerenciar as tarefas.

O PowerPoint pode ser dominado em 30 horas-aula, o conteúdo programático é oferecido em 12 capítulos que ensinam desde o planejamento do trabalho, passando pela formatação de imagens vídeos e áudios, entre outros ensinamentos. Com a mesma carga-horária, o aluno tem acesso ao curso Word, utilizado para digitação de textos. A capacitação apresentada em 12 etapas traz os principais recursos da ferramenta, como a formatação de documentos, páginas e tabelas, bem como o uso de imagens e gráficos.

Certificado

Para receber o certificado de conclusão desse curso ou de qualquer outro, o aluno deve ter acessado todas as aulas e feito com êxito 70% das questões avaliativas disponíveis em cada módulo. Além dessas capacitações, o Ceajud conta com mais de 30 oportunidades para a ampliação de conhecimentos. Para fazer o seu cadastro e ter acesso a todas as informações, clique aqui.

Texto: Margareth Lourenço
Edição: Karina Berardo
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária