Capacitação em execução penal destaca a importância da liderança e da motivação

Compartilhe

A primeira aula do “Curso de Aperfeiçoamento para Magistrados e Servidores de Varas de Execução Penal”, iniciado quarta-feira (15/12) em Natal (RN), abordou motivação, liderança e trabalho em equipe. A capacitação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para modernizar as varas de execução penal em todo o país.

A uma turma de 30 juízes e servidores de varas de execução penal do Nordeste, o diretor do Departamento de Gestão Estratégica do CNJ (DGE/CNJ), Cláudio Oliveira, apresentou técnicas gerenciais que ajudam a administrar uma vara de execução penal. Ao lado da servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Miriam Vutetik, Oliveira abordou formas de aprimorar as relações interpessoais.

“Apresentamos posturas de liderança e outras competências que precisam ser trabalhadas com os responsáveis pelas varas de execução penal”, explicou o diretor do DGE/CNJ. Também participaram do primeiro dia o coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF/CNJ), Luciano Losekann, e o juiz auxiliar da Presidência Márcio Fraga.

No segundo dia do curso, que continua até sexta-feira (17/12), serão tratados procedimentos processuais e aspectos teóricos. A metodologia do curso prevê a análise de casos práticos, exposição de conteúdos com recursos multimídia e dinâmicas de grupo. O objetivo é desenvolver habilidades necessárias a magistrados e servidores da área.

2011 – O curso em Natal é uma versão-piloto com representantes dos tribunais de justiça estaduais dos nove estados do Nordeste e do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. A proposta é realizar mais quatro cursos em 2011 para representantes dos tribunais das demais regiões.

 

Manuel Carlos Montenegro

Agência CNJ de Notícias