Certidão de Nascimento

O CNJ tem o objetivo de impulsionar e conduzir projetos que resultem na ampliação do acesso à Justiça, fomentando a mobilização da sociedade e, sobretudo, dos órgãos e membros do Poder Judiciário no tocante à importância do registro civil de nascimento.

Nesse sentido, o CNJ, em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos, coordena uma campanha de mobilização nacional para o registro civil de nascimento e a documentação básica. O foco desse projeto é sensibilizar a sociedade para a importância e a necessidade de se tirar esses documentos.

A certidão de nascimento é o documento que oficializa a existência do indivíduo e, por isso, funciona como a identidade formal do cidadão. Ela é essencial para a retirada de outros documentos e para garantir o acesso a benefícios governamentais. Sem o registro civil, a pessoa fica impedida, por exemplo, de receber as primeiras vacinas e matricular-se em escolas.

O objetivo do Movimento Nacional é conscientizar um maior número de pessoas e garantir que ninguém, inclusive os adultos, fique sem registro de nascimento. O registro é gratuito para todas as idades, inclusive para os adultos que ainda não possuem o documento.

Nesse sentido, o CNJ está trabalhando para estabelecer parcerias com outros órgãos governamentais, a fim de garantir ao maior número de pessoas o registro civil de nascimento.

Cartaz Sanfona
Cartaz
Cartilha
Folder
Mala direta defensor
Mala direta juiz
Mala direta registrador
Mala direta promotor
Mala direta prefeito
Totem Lama
• Kits Prefeitos (capa certidão, label e filipeta)
Envelopes Maternidade
Bandeirolas