Campanha Nacional pelo Registro Civil tem início neste sábado em São Luís (MA)

Compartilhe
Sexta, 14 de Novembro de 2008

As primeiras ações da Campanha Nacional pelo Registro Civil em São Luís terão início neste fim de semana, com o atendimento à população em postos instalados em escolas da capital. Neles, serão expedidos, gratuitamente, os registros de nascimento, e os documentos RG e Carteira de Trabalho. O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)  e realizado no Maranhão pela Corregedoria Geral da Justiça e órgãos parceiros.

Neste sábado (15 /11 ) e domingo (16 /11 ), o trabalho estará centralizado da Unidade Escolar Roseana Sarney (Rua 10, Ilhinha), e na Unidade Escolar Pedro Álvares Cabral (Av. 01, Jardim América, Cidade Operária). No próximo final de semana, dias 22 e 23, a ação será na Unidade de Ensino Básico Roseno de Jesus Mendes (Av. José de Ribamar Oliveira, Vila Janaína), e nas instalações do SESI na BR 235, no Tibiri.

Ao longo da semana será feito o atendimento normal da Central de Registros e postos em maternidades da capital. A previsão de atendimento é de 200 Registros Civis por dia e Carteiras de Trabalho de acordo com a demanda. Em nível nacional, a campanha será desenvolvidada de 17 de novembro a 17 de dezembro, com o apoio dos tribunais e participação da magistratura.

PARCEIROS – Para garantir o sucesso das atividades, o corregedor Jamil Gedeon Neto firmou parcerias com a Secretaria de Segurança Cidadã, que vai disponibilizar equipe de pessoal habilitado para realizar 800 cédulas de Identidade, com isenção da taxa de emissão.

A PMMA auxiliará com forças policiais visando garantir a segurança dos trabalhos,  e o SESI vai disponibilizar o espaço físico para o atendimento na mobilização no final de semana posterior e equipamento de impressão e fotocópia para expedir os registros civis.

Outra parceria importante é com o Viva Cidadão, que está disponibilizando pessoal de apoio e Carteiras de Trabalho e Previdência Social.  Outros órgãos como UNIFEF, Correios, e as Secretarias de Desenvolvimento Social, da Mulher, de Direitos Humanos e da Saúde trabalham na mobilização do público-alvo e na divulgação da campanha.

  

 Fonte:  Assessoria de Comunicação do TJMA