Campanha do CNJ engaja poder público e sociedade em prol da adoção

Você está visualizando atualmente Campanha do CNJ engaja poder público e sociedade em prol da adoção
Compartilhe

Motivados pela campanha “Adotar é Amor”, times de futebol, personalidades, autoridades, instituições nacionais e internacionais, órgãos públicos e tribunais de todo o Brasil se uniram na ação promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, celebrado no dia 25 de maio.

A hashtag #AdotaréAmor foi um dos assuntos mais comentados durante todo o dia 25, quando foi realizado o twittaço do CNJ sobre a campanha. A mobilização digital reuniu histórias, sonhos e informações sobre adoção, com posts, vídeos e manifestações de apoio às mais de 4 mil crianças que ainda aguardam para encontrar uma família.

Associações nacionais e internacionais de proteção à criança, advogados, políticos e pré-candidatos à eleição, entidades como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Unicef participaram da mobilização digital. Os depoimentos de pais e filhos por adoção se somaram às manifestações de personalidades, como a atriz e empresária Luíza Brunet, e a jornalista Rachel Sheherazade, e da expectativa de tantos outros que aguardam o telefonema da Justiça, chamando para conhecerem seus futuros filhos.

Em campo com a parceria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a campanha Adotar é Amor ganhou visibilidade em 15 jogos da série A, e 12 jogos da série B, que estampou uma faixa sobre a mobilização nacional em todas as partidas realizadas entre os dias 21 e 30 de maio.

Os times também participaram do twittaço, engajando os torcedores na ação. Fluminense, Flamengo, Palmeiras, Cuiabá Esporte Clube, Avaí Futebol Clube, Atlético Goianiense e Grêmio Novorizontino publicaram manifestações em prol da adoção.

Ações regionais

Os tribunais de todo o país – e outros órgãos do Sistema de Justiça, como Ministério Públicos, Defensorias Públicas, Ordem dos Advogados do Brasil e Escolas Judiciárias – também se engajaram na campanha, destacando as iniciativas locais. Vídeos de servidores que têm filhos adotivos, histórias sobre processos concluídos e até caminhadas pela cidade foram realizadas pelos órgãos, que foram publicadas nas redes sociais não apenas no Dia Nacional da Adoção, mas até o final do mês de maio.

Segundo o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), há mais de 4,1 mil crianças aptas para adoção, sendo que, destas, pouco mais de 300 têm até 2 anos e mais de 700 têm mais de 16 anos. Também estão habilitados mais de 32 mil pretendentes.

Texto: Lenir Camimura
Edição: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade