Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) lançou campanha para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A medida tem o objetivo de incentivar denúncias por parte da população contra esse tipo de violência durante o Carnaval. De acordo com o desembargador Francisco Suenon Bastos Mota, que está à frente da CIJ, o projeto reforça a utilização do “disque 100”, pelo qual os casos de exploração sexual contra crianças e adolescentes podem ser denunciados.
“Estamos promovendo a campanha para que as pessoas, percebendo casos desse tipo, façam a denúncia, contribuindo para que o abuso e a exploração sejam efetivamente combatidos e punidos”, ressaltou.Cartazes e leques foram confeccionados com informações sobre a forma de denunciar e outros números telefônicos de órgãos ligados à causa.
O material foi distribuído em Fortaleza, Região Metropolitana e Interior do Estado. A iniciativa conta com o apoio do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca da Capital, Conselhos Tutelares, Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude, Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).
A divulgação terá ainda a ajuda da Fundação da Criança e da Família Cidadã de Fortaleza (Funci), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado (STDS) e da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ).
Do TJCE