Balanço da Semana de Combate ao Assédio no TJSC evidencia alcance das ações no Estado

Você está visualizando atualmente Balanço da Semana de Combate ao Assédio no TJSC evidencia alcance das ações no Estado
Foto: TJSC
Compartilhe

As Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação (CPEAMAS) divulgaram nessa quarta-feira (14/5) o balanço da IV Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), realizada entre os dias 5 e 9 de maio. A programação chegou ao fim com foco na reflexão, escuta e fortalecimento de vínculos em todas as regiões do estado.

Coordenada pelas CPEAMAS, a Semana mobilizou servidores, magistrados, terceirizados e estagiários por meio de diversas ações. Foram realizados Círculos de Construção de Paz nas comarcas de Lages, Itajaí, Timbó e Capital, criando espaços de acolhimento e escuta qualificada conduzidos por facilitadores formados em Justiça Restaurativa.

Nos dias 6 e 7 de maio, o evento especial “Envolver e Transformar – PJSC sem Assédio e Discriminação” foi o destaque da programação. Com apoio da Academia Judicial, a ação contou com palestras, oficinas e vivências que abordaram temas como cultura organizacional, comunicação não violenta, escuta ativa e práticas saudáveis no ambiente de trabalho. As atividades foram transmitidas ao vivo e seguem disponíveis no canal do TJSC no YouTube. Na quinta-feira (8/5), a mesa-redonda “Entre a Cobrança e o Excesso: Assédio Moral no Cotidiano Jurídico” reuniu secretários jurídicos dos gabinetes de 2.º grau do TJSC. A atividade foi conduzida por Marcelo Dias e Silva, chefe da Divisão de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas, da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP).

O encerramento ocorreu na sexta-feira (9/5), com a participação da desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, do TJSC, na mediação da palestra “Autoconhecimento e Comunicação: As chaves para relacionamentos saudáveis e enfrentamento ao(s) assédio(s)”, ministrada pela juíza Andréa Keust Bandeira de Melo no Tribunal Regional do Trabalho da 12.ª Região (TRT-SC), em uma ação conjunta entre os tribunais.

Ainda na sexta-feira, servidores, magistrados e terceirizados do fórum da comarca de Concórdia participaram de um amplo debate sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, conduzido pelo advogado Rodolfo de Souza. A atividade, promovida pelo diretor do foro, juiz Kledson Gewehr, abordou os conceitos da Resolução CNJ n. 351/2020 e destacou práticas de prevenção e enfrentamento do assédio.

“Agradeço a todas as pessoas que participaram ativamente das ações, bem como às comarcas que promoveram atividades próprias e àqueles que reservaram um tempo para refletir e dialogar sobre esse importante tema”, declarou o presidente da CPEAMAS no 2.º grau e 2.º vice-presidente do TJSC, desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo.

O magistrado também destacou o papel dos facilitadores do Comitê de Justiça Restaurativa, cujo trabalho foi essencial para a realização dos círculos, e agradeceu aos parceiros institucionais, como a Seção Psicossocial Organizacional (SPO), da DGP, a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), o programa Mães do Judiciário e a Secretaria de Acessibilidade.

Fonte: TJSC

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais