BA: Interessados têm até hoje (26/10) para inscrever na Semana da Conciliação

Você está visualizando atualmente BA: Interessados têm até hoje (26/10) para inscrever na Semana da Conciliação
Arte: TJBA
Compartilhe

Ainda dá tempo de priorizar a simplicidade, celeridade e a cultura de paz. Interessados em inscrever um processo judicial na XV Semana Nacional de Conciliação têm até segunda-feira (26/10) para manifestar o interesse. A ação será realizada no período de 30 de novembro a 4 de dezembro.

Clique aqui para inscrever processos

Tratando-se de grandes litigantes, o usuário pode realizar a inscrição em lote, basta fazer o cadastro previamente, conforme manual disponível na página da Semana. As inscrições estarão limitadas à pauta disponibilizada por cada serventia, de forma que se inscrever não garante a participação. Os processos inscritos serão avaliados por cada Vara correspondente e, então, serão encaminhadas mensagens de APROVADO ou REPROVADO para o e-mail indicado no cadastro.

Neste ano, pela primeira vez, a Semana Nacional da Conciliação será realizada na modalidade à distância, por recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), diante da possibilidade de proliferação do novo coronavírus quando existe aglomeração.Além de dar uma resposta mais célere para as partes, o ato de conciliar contribui para a diminuição da quantidade de processos no Judiciário e ainda promove a cultura de paz. No Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), as audiências ocorrerão por meio do aplicativo Lifesize.

A XV Semana Nacional da Conciliação traz o conceito “Conciliação: menos conflito, mais resultado”. A ação mostra como o método de solução de conflitos pode gerar acordos que priorizam as condições das partes, sem que elas passem por — ou reduzam — eventuais desgastes e custos de um processo judicial.

O lema da autocomposição é solucionar conflitos de forma consensual, seja na área de família, cível, consumidor ou até mesmo fazendária. Esse método é um sinônimo para audiência de conciliação e é um procedimento de resolução de conflitos, onde se busca uma solução que atenda ao interesse de todos.

Quem deseja resolver uma demanda ainda não ajuizada, também pode participar da Semana. Basta procurar uma unidade dos Centros Judiciários de Soluções Consensuais de Conflitos (Cejuscs) da cidade e manifestar o interesse em conciliar. Uma audiência de conciliação será marcada.

Endereços e telefones dos Cejuscs

Para esclarecimento de dúvidas, a parte também pode entrar em contato por meio do WhatsApp do Nupemec, no número (71) 999-791-295.

Desde o ano de 2006, o Poder Judiciário da Bahia participa da Semana Nacional de Conciliação, instituída pelo CNJ. No âmbito do Judiciário baiano, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) é presidido pelo desembargador João Augusto Alves de Oliveira Pinto e coordenado pelo juiz Moacir Reis Fernandes Filho.

Fonte: TJBA