Automação no PJe: Programação de Formação tem novo módulo nesta sexta (26/6)

Você está visualizando atualmente Automação no PJe: Programação de Formação tem novo módulo nesta sexta (26/6)
Arte: TJES
Compartilhe

O Programa de Formação Automação Avançada no Processo Judicial Eletrônico (PJe) realiza nesta sexta-feira (26/6), às 14h30, mais um módulo do treinamento. Durante o próximo encontro virtual, que ocorre semanalmente, os participantes vão debater o “Novo editor de textos do PJe: Editor Libre Office”, onde será abordada a motivação para a implementação do projeto, a arquitetura da solução e um exemplo prático de configuração de fluxo para uso do novo editor.

Este é o sexto módulo e décimo encontro do programa de capacitação – iniciado em abril – e reúne técnicos e magistrados de todo o país para aprimorar o uso das soluções do PJe, como a ferramenta de Business Process Management (BPM, em português, Gerenciamento de Processos de Negócio). As inscrições podem ser feitas no endereço https://bit.ly/37S1KDW.

No dia 3 de julho, o evento terá como tema a “Geração de certidões automáticas no PJe”, onde serão apresentadas as diversas possibilidades de expedições de certidões automatizadas no PJe, com exemplo prático de aplicação. As inscrições podem ser feitas em https://bit.ly/3dkKgkU.

O Programa estimula os desenvolvedores de tecnologia dos tribunais a utilizarem de maneira criativa as ferramentas possíveis e disponíveis para melhorarem a plataforma digital de tramitação de processos. O juiz auxiliar da Presidência do CNJ e gerente-executivo do PJe, Bráulio Gusmão, enfatiza que é possível proporcionar um salto de qualidade a partir do compartilhamento de soluções de fluxo.

“O sistema possui uma ferramenta de BPM que é utilizada para montar todo o fluxo de atividade judicial. Queremos ver até onde os desenvolvedores conseguem chegar na solução de questões e compartilhá-las com o maior número de tribunais para tornar a experiência digital do processo mais ágil, eficiente e integrada. Os serviços em nuvem e a disponibilidade de diversos algoritmos de inteligência artificial elevam de modo exponencial a capacidade de entregarmos ótimos resultados aos nossos usuários”, explica.

Etiquetas inteligentes

Na última sexta-feira (19/6), o Programa apresentou um projeto de automação de etiquetas, com maior quantidade e multiplicidade de opções de classificação de tarefas, com o juiz auxiliar da presidência do CNJ Adriano Araújo. Ele explicou a ferramenta que permite a aplicação de etiquetas (tags aplicadas nos processos digitais) para ajudar a classificar os autos e facilitar a organização do trabalho de servidores, magistrados e quem mais utilizar o PJe.

“A etiqueta pode ser gerada automaticamente, basta o preenchimento de alguns campos. Esse novo recurso permite criar inúmeros filtros. O usuário também pode combinar etiquetas, para filtrar da maneira mais específica. Desde o número do processo, a classe judicial, informações pessoais, jurisdição, ou prioridades de tramitação. Pode ser feita qualquer combinação, a partir dos campos disponíveis”, contou o magistrado.

Durante o encontro, desenvolvedores de tribunais também apresentaram soluções e protótipos inovadores utilizando as ferramentas de Automação Avançada, que ajudarão no fluxo de seus projetos, de acordo com suas necessidades. Vários projetos apresentados deverão ser disponibilizados para outros tribunais.

A integração do PJe com o aplicativo de mensagens Telegram, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), e o uso de algoritmo de inteligência artificial para identificar o texto de lei de determinada petição e classificar o processo para análise do gabinete do magistrado, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) são alguns casos que foram apresentados. “É muito bom ver uma comunidade que se une em torno de um objetivo comum se desenvolvendo”, concluiu Bráulio Gusmão.

Regina Bandeira
Agência CNJ de Notícias