Audiências concentradas promovem escuta ativa de jovens em privação de liberdade em Alagoas

Você está visualizando atualmente Audiências concentradas promovem escuta ativa de jovens em privação de liberdade em Alagoas
Juiz Vinícios Garcia conduz audiência com jovem em privação de liberdade - Foto: Ascom TJAL

O juiz Vinícius Garcia, titular da 1ª Vara Criminal de Maceió — Infância e Juventude —, conduziu, nos dias 2 e 3 de outubro, o quarto ciclo de audiências concentradas com processos do Sistema Socioeducativo em 2025.

Ao todo, foram realizadas 19 audiências voltadas à reavaliação das medidas aplicadas a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, com foco na escuta ativa e na celeridade processual.

A iniciativa integra o programa Fazendo Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), e é acompanhada pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) de Alagoas, sob supervisão do desembargador Márcio Roberto.

Também participaram das audiências representantes do Programa de Pós-Medida — Pega Visão —, da Defensoria Pública, do Ministério Público, equipes técnicas das unidades e familiares dos adolescentes.

As sessões contaram com a participação da promotora de justiça Hylza Torres, do defensor público Fábio Passos e de Maurilo Sobral, assistente técnico do programa Fazendo Justiça.

Os dados das audiências já integram o Observatório Socioeducativo de Alagoas, disponível para consulta pública no site da Seprev.

Fonte: TJAL

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão da Justiça criminal